OBS: Estou pronto pra ouvir qq tipo de crítica. Coloquei Porto Seguro sem perceber. Se a moderação puder tirar, agradeço.
Não sei o que pode contribuir pra vcs essa minha história, mas resolvi compartilhar pois apenas o fato de tentar descrever pra outra pessoa ler deve me esclarecer.
Enfim, tenho uma empresa em sociedade há 8 anos. Indústria de transformação. Meu sONcio (amigo próximo) que teve a ideia (de forma abstrata) e me chamou, pois eu já havia feito um PN e esboçado uma empresa na área quando tinha um outro pequeno negócio na área comercial. Estava um pouco desanimado com empreendedorismo e fechado o último negócio. Aqui faço um adendo: não venho de uma base empreendedora, sou servidor do MPU desde 2008 (DBA) e adentrei no empreendendorismo por volta de 2011, apenas uma aventura, muito influenciado pelo clássico Pai Rico, Pai Pobre (o que acho meio BS hoje em dia).
Continuando, me empolguei novamente e iniciamos o projeto. Com bastante criatividade (terceirizações, equipamentos DIY, uso de cartões pessoais) investimos muito pouco. Ele ficava presencialmente (operação) e eu tocava as atividades mais a distância (pesquisas, finanças, compras, fiscal, contratos). Comercial era dividido, mas mais com ele. Encurtando: iniciamos com apenas 1 operador e hoje são cerca de 30 funcionários. A empresa dobrava de faturamento nos primeiros anos e continuou a crescer. Temos hoje temos um maquinário moderno e empresa já roda sozinha, com um faturamento de 7 milhões anuais, com um marguem líquida de 15%. Nesse meio tempo, há cerca de 4 anos, meio sONcio começou a ficar distante, investindo em outros negócios. Já tivemos vários papos, mas desisti. Hoje aparece 1x/semestre, com umas ideias, mas depois na hora de implementar some, rs. Fiquei em banho maria, fazendo nossas retiradas mensais e mais alguma esporádicas.
Financeiramente, nem uso essa grana ("apenas" para aportes), pois o salário do MPU (igual a justiça federal) banca minha vida. Há tempos penso em sair, pois não sou o clássico empreendedor (sou mais fechado). Por sorte, temos gerentes de área que suprem essa falha minha, e acabo ficando nessa. Fico sempre entre 3: a) vender minha parte para ele ou terceiros, botar a grana no bolso e focar nos investimentos e na minha área. b) comprar a parte dele me jogar de vez nos negócios, pois é lucrativo e está redondo. c) Manter como está como diversificação pois "o mundo tenderá a não existir mais empregos", o que fiz nos últimos 3 anos.
O problema da C) é que comecei a tirar o pé nos investimentos, jogando contra a empresa de certa forma. Já deveríamos ter comprado nossa sede própria. Já poderíamos ter diversificado para outras área/ramos, com capital disponível tanto próprio (sempre acima de 1KK em caixa parado, já tirando o capital de giro) quanto de bancos implorando para nos emprestar. Mas não vejo sentido aumentar um negócio com alguem sem sintonia, só aumentando o "problema, pois quanto maior o negócio, mais difícil de vender/comprar.
Sei que é muito pessoal, mas alguém passou por algo semelhante ou tem qualquer coisa a contribuir?