Ano passado foi o ano em que mais me dediquei a cuidar de minha saúde em meus mais de 40 anos de vida. A diferença entre o início e o fim do ano foram fenomenais. Para alguém na casa dos 80, perder 15 kg faz uma diferença absurda, e os exames de sangue pedidos por minha esposa revelaram um ganho inacreditável em marcadores de saúde, assim como a disposição e energia que passei a experimentar.
Pelas minhas postagens e respostas aqui, ficou bem claro quão o assunto saúde passou a me interessar, justamente por ver tantas pessoas que eu gosto ficando doentes e perdendo qualidade de vida por não "terem tempo" de se dedicarem a isso.
Pois bem, como sou pai de dois pequenos, minha rotina de exercícios só funciona quando estão na escola. Chegou dezembro, segunda semana acabaram as aulas e o resultado é que somente essa semana voltei a fazer exercícios regularmente. Foram praticamente 50 dias sem correr, pedalar e fazer musculação. Junte-se a isso duas semanas de férias na praia, comendo fora da minha dieta padrão (uns dois sorvetes daqueles gigantes na praia, porções e etc.), e eu estava muito curioso para saber o tamanho do estrago que isso me faria.
Para minha surpresa, ganhei apenas 2kg, que considero irrelevantes e quase dentro da variação normal de peso que todos experimentamos. Veio então o momento de voltar a pedalar e levantar peso, e novamente, achei que teria perdido boa parte do meu condicionamento cardio-respiratório e de minha força, mas não foi o que aconteceu. Praticamente não senti diferença.
Achei interessante compartilhar isso porque eu realmente pensava que a gente perdia essas coisas mais rápido, mas parece que se você se mantiver fazendo exercícios de forma consistente por muitos meses, seu corpo não vai perder isso tão rapidamente. Talvez seja preciso passar meses, parado para perder seu progresso, algo como 3, 6 meses, de fato não sei, mas deve ser algo progressivo.
Fiquei contente em perceber que um período de férias assim não vai acabar com todo meu progresso e esforço, e agora é começar esse ano em um patamar tão melhor do que comecei o ano passado e ver até onde vamos chegar.
Feliz 2024 para todos vocês.
Importante InformarBastterOrigem do Selo108 posts