Acabei de ouvir o bode 209, onde o Bastter exemplifica que "por o lixo pra fora" é uma metáfora e dá o exemplo do pão de queijo (muito bom o exemplo, diga-se de passagem). Ao ouvir o bode, lembrei de um exemplo de por o lixo pra fora (eu acho), que eu vou compartilhar aqui com vcs.
No mundo acadêmico somos cobrados para produzir artigos. Atualmente é cada vez mais raro de se fazer um artigo sozinho. Colaborar é cada vez mais necessário. Daí, quando o artigo ta pronto para ser submetido, uma das coisas mais anti-pas é escolher a ordem dos autores (vc ser o primeiro, segundo ou terceiro autor tem diferença de peso no seu curriculo, que pode afetar a construção da sua carreira). Quem deve ser o primeiro autor? Quem deu a ideia ou quem mais trabalhou pelo artigo? Como classificar quem mais trabalhou pelo artigo? Conta o número de horas trabalhadas ou a eficiência em fazer as coisas? Como classificar a eficiência em fazer as coisas? E quando o coleguinha não trabalha? Devemos tirar o nome dele do artigo?
Conheço um professor que lida com todas essas questões de uma maneira absurdamente simples.
Ele liga o dane-se.
Qualquer artigo que tenha a colaboração dele tem que ter os autores em ordem alfabética. Não interessa quem fez oq (o nome do professor começa com N, então ele sempre fica mais pro final). Se os outros autores não concordarem ele se retira do trabalho, independentemente do quanto ele já tenha trabalhado naquele artigo. Se isto acontecer, ele não trabalha mais com estes autores.
Se o coleguinha não faz a devida parte, este professor vai lá e faz a parte do coleguinha, para que a pesquisa siga em frente (e não tira o nome do coleguinha da lista de autores). Uma vez publicado o artigo, o professor não trabalha mais com este coleguinha.
Esse professor é relativamente jovem, no começo de carreira ainda e já é absurdamente bem respeitado entre os pares. Visto como um grande potencial da área.
Uma das melhores coisas que me aconteceu foi ter a oportunidade de trabalhar com ele.
Bode do Bastter - #209 - Estagnante
Ver outros