Esse texto talvez não deva ser lido por aqueles que tem crenças religiosas residindo arraigadamente em si. Para entender como as pessoas nos pegam na sardinhagem, devemos primeiramente perceber que temos em nós 2 cérebros funcionando ao mesmo tempo, o cérebro primitivo ou animal, e o cérebro sofisticado ou humano. Na maioria das vezes, nosso cérebro animal nos ludibria a ponto de mesmo conclusões aparentemente racionais a que chegamos nos foi proporcionada pelo nosso cérebro primitivo. O cérebro primitivo é capaz de ludibriar nosso cérebro avançado e nos fazer acreditar que é nosso cérebro avançado que chega em determinada conclusão.
Um bastão e uma bola valem 110 reais. O bastão vale 100 reais a mais que a bola. Quanto vale a bola?
Quem chegou a conclusão lógica de 10 reais acabou de perceber como o cérebro primitivo funciona. Ele é fácil, rápido, automático. Parece extremamente racional. Mas é incorreto. E quando chegamos em uma resposta através de nosso cérebro primitivo, acreditamos nessa resposta a ponto de defendê-la. Então, quando temos tempo para pensar, em vez de usarmos nosso cérebro avançado para chegarmos na conclusão correta de determinado problema (por exemplo, que a bola vale 5 reais), desperdiçamos nosso cérebro sofisticado defendendo a conclusão que nosso cérebro primitivo chegou.
Como as pessoas se aproveitam de nós? Elas utilizam artimanhas para fazer nosso cérebro primitivo chegar em determinada conclusão, e a partir daí usamos nosso cérebro sofisticado para seguir essa conclusão incorreta.
Por exemplo, eu monto uma corretora e quero atrair clientes para ela, porque assim ganho mais dinheiro. Não posso chegar aos clientes e falar: você poderia me dar dinheiro? Mas posso falar que se você investir em minha corretora nas próximas 3 semanas você vai ganhar o valor investido corrigido com uma taxa de 203% do CDI no período de 3 meses. Assim, o cliente coloca o valor que quer investir desprezando taxas e outros impostos que me favorecem, e quem realmente ganha sou eu.
Quando alguém questionar porque você aplicou na minha corretora, o seu cérebro racional vai justificar que você encontrou uma janela de oportunidade, já que a taxa estava atraente, a corretora é segura, eu sou uma pessoa confiável que trabalha no mercado financeiro e que tenho anos de experiência...... pronto, seu cérebro sofisticado está sendo gasto para justificar aquilo que o seu cérebro primitivo escolheu.
Assim vale para os produtos que compramos, inclusive carro e casa. As pessoas nos vendem para ganhar dinheiro. Mas fica feio dizer assim. Então elas tentam nos convencer que estamos fazendo um bem para nós mesmos. Que estamos ganhando com o negócio. E por fim, usamos nosso cérebro racional e sofisticado para defender porque escolhemos a Apple em vez da Samsung, a BMW em vez da Mercedez-Bens, o apatamento com varanda gourmet em vez da sobrado....
Enfim, as pessoas nos atraem através de nosso cérebro primitivo como um cachorro é atraído por um pedaço de bife. Nossa diferença é que temos um cérebro sofisticado que é tapeado pelo cérebro primitivo e que se convence que querer uma casa com piscina em Indaiatuba é muito mais racional do que querer uma porção de Whiskas sachê e nos trará muito mais vantagens. Nosso cérebro primitivo é enganado por outras pessoas e faz nosso cérebro sofisticado acreditar que estamos ganhando quando na verdade estamos apenas beneficiando os outros.