Na linha do que o chefe comentou esses dias, as vezes o que faz você perder o cliente pode não ser o preço, qualidade ou marketing, e sim não estar lá quando o cliente precisa.
Comecei a frequentar um mercado perto da minha casa que até então não frequentava e descobri alguns produtos de cozinha espetaculares. Incorporei alguns deles na minha dieta e comecei a usar diariamente. O problema é que aparentemente não era só eu que achava isso, então sempre que abasteciam, eu via outras pessoas correndo e comprando de pá os produtos. Desde então, vira e mexe eu vou lá procurar e não encontro. Como eu estava usando diariamente e comecei a sentir falta, acabei por pesquisar os produtos online e agora faço compras para toda semana em outro estabelecimento online onde sei que não vou ficar na mão. E o pior é que não é nem pela praticidade ou preço, eu não iria deixar de ir no mercado só por causa disso, mas agora quase nunca vou mais lá porque sei que há o risco de chegar e não encontrar.
Fazendo um paralelo, marcas como Coca Cola, Ambev, McDonalds, entre outras, apesar de não terem os produtos mais baratos e as vezes os de melhor qualidade, são os que mais vendem. Distribuição é tudo. E dá para comparar isso com serviços também, escola de idiomas, salão de beleza, loja de roupas... Se você não estiver lá disponível pro cliente, o incentivo que você dá para ele ir procurar outro é enorme.