13 A concorrência não é tudo isso comentada em 28/09/2024 06:58 #VAILAEFAZ Stoic em 19/02/24 20:17 comentada em 28/09/2024 06:58 Esse texto é para qualquer um que busca crescer profissionalmente mas sempre pensa na concorrência como fator limitador do sucesso.Concorrência só existe em setor bom!Se existe concorrência no seu nicho isso geralmente significa algo bom. Presença de concorrência é um dos maiores indicadores de prosperidade.Se você está entrando em algo que não tem concorrência, ou você é o gênio que descobriu uma falha na matrix. Ou você está entrando em algo que a barreira de entrada é grande demais em relação à capacidade de lucro desse nicho. Geralmente é a segunda.Se chegou algum concorrente novo próximo a você isso provavelmente vai te ajudar!É muito comum que empresa de setores semelhantes se aglomerem. Acontece com lojas de roupa, concessionárias, bares, clínicas e tantas outras.Mais gente em um local oferecendo serviços parecidos aumenta a circulação de pessoas com intenção de compra.Não precisa bater ninguém!Você não precisa vencer a concorrência. Se você conseguir conquistar e fidelizar uma quantidade limitada de clientes é bem provável que isso seja suficiente para que você prospere. Kevin Kelly diz que você só precisa de 1000 fãs fiéis pra conseguir ter sucesso. Dependendo do ticket do seu serviço ou da recorrência com que você vende nem isso precisa.Se você entrar na guerra de concorrência você vai perder mais do que ganhar. Seu serviço tem que ser otimizado pra entregar valor para os clientes fiéis e não pra vencer a concorrência.A concorrência verdadeira é menor!Não importa quantos concorrentes existem na sua área. A imensa maioria não vai concorrer com você. A imensa maioria não vai prestar serviço de qualidade e muito menos vai cultivar habilidades não diretamente relacionadas à sua atividade principal.E eu nem estou falando de habilidades avançadas como marketing pra atrair e fidelizar clientes. Eu estou dizendo que a maioria não vai atender o telefone, não vai enviar orçamento ou não vai tratar o cliente suficientemente bem para que ele feche. Eles não serão concorrentes. Desde que você faça tudo isso.Pare de falar!Pare de falar em concorrência. Simplesmente pare. Toda vez que você coloca culpa de seus problemas em um ente invisível você perde 10 clientes, seu concorrente ocupa mais espaço.Cada vez que você pensar em concorrência pense em algum aspecto do seu produto/serviço deveria melhorar.