Prezados,
Dei uma olhada na aba "Consolidado" no BastterSystem e fiquei com uma dúvida em relação à distribuição de percentuais, vejam esse exemplo:

A coluna "Percentual" contempla a situação atual da distribuição de investimentos. Nesta coluna, a reserva de emergência conta como parte do patrimônio.
Na coluna "Objetivo" a reserva de emergência entra em valores absolutos e sai do rateio dos percentuais.
Daí a coluna "Onde Aportar" utiliza exatamente a diferença entre "Objetivo" e "Percentual" para calcular onde aportar. Só que a diferença é justamente o percentual utilizado na reserva de emergência (7,53% + 6,95% = 14,48% (há um arredondamento)).
Ou seja, muito embora seja um norte de qual ativo aportar - e isso que vale no fim das contas - eu não compreendi os valores percentuais da coluna "Onde Aportar".
Penso que neste caso em que temos 14,46% do patrimônio em RE, ao estabelecer o objetivo de 50% em cada investimento, teríamos que ter o objetivo de 42,77% em cada ((100-14,46)/2)
Ou seja:
Parcela de Ações teria que subir de 42,47% para 42,77% (uma necessidade de +0,7%).
Parcela de Renda Fixa teria que reduzir (através do acréscimo de ações) de 43,05% para 42,77%.
Não acho que isso gere maiores consequências na decisão de onde aportar, mas achei que ficou estranha a apresentação.