Tenho tido essa discussão com pessoas próximas a mim ultimamente, da dificuldade de encontrar um profissional nessa área em que de pra entregar sem medo os problemas que forem aparecendo.
Parece que todo mundo tem problemas articulares, posturais, dores, etc., e por aqui não é diferente.
Venho sofrendo a alguns anos com dor femoropatelar bilateral (principal queixa), pés com tendência à pronação, redução da amplitude de movimento em quadris e ombros, ombros curvados para frente, outros desvios posturais, etc (tenho menos de 35 anos).
Esses diagnósticos obitve consultando à distância com um fisioterapeuta que comecei a acompanhar dos estados unidos e venho trabalhando com exercícios de musculação que envolvem todas essas questões há uns 3 meses com alguns resultados mais promissores. O problema é o custo disso. Está me saindo uma baita grana por mês por ser um custo em dolar para duas consultas mensais, em que é feito toda avaliação do progresso e programação dos exercícios para as próximas duas semanas. Todos exercícios são explicados do porque estarem no programa (exemplo: deadlift com kettlebell para melhorar rotação interna de quadris).
A questão é onde encontro pessoas aqui no Brasil que fazem esse tipo de abordagem, principalmente à distância (considerando eu e outras pessoas que moram no interior). Os fisioterapeutas que tentei antes disso só sabiam abordar com alongamentos (que os estudos mostram que não é efetivo) ou com outros métodos que realmente não transmitiam nenhuma confiança e nem foram efetivos. No fim das contas foi o que me motivou a estudar por conta sobre o assunto e foi onde consegui encontrar profissionais fora do país.
Sou médico e para especialidade médicas consigo encontrar profissionais, mas para fisioterapeuta, mesmo conversando com colegas ortopedistas, não consegui boas referências.
Acho que isso vale para outros profissionais também: nutricionista, fono, dentistas, etc. Mas vamos começar por fisioterapeutas.