52 Contestação aluguel acompanha IGPM comentada em 08/04/2024 15:08 FIIs e Imóveis Jawsfeyer em 22/02/24 20:01 comentada em 08/04/2024 15:08 Abri esse tópico para saber a opinião de vocês. Já vi aqui na Bastter e com outros youtubers também que o valor do aluguel/imóvel acompanha o IGPM no longo prazo. Porém, o que eu vejo na realidade na minha região não é nada disso. O que percebo é que o valor dos imóveis aqui até aumenta durante um tempo, mas à medida que o imóvel fica velho, ele começa a perder valor e, com isso, o aluguel também diminui. Imóveis bem velhos 'inabitáveis' chegam até a ter valor negativo, considerando o custo de demolição. É muito difícil alguém querer alugar uma casa de 50/60 anos atrás por aqui. Toda a estrutura da casa/apartamento é muito antiga. A casa antiga acaba ficando mal projetada para os dias atuais, por exemplo, tendo espaço para instalação de um ar condicionado de janela, que hoje em dia quase não existe, a área de serviço é muito pequena, pois antigamente não se tinha tantos eletrodomésticos, e a cozinha é mais afastada nos fundos, seguindo a tendência de antigamente, ao contrário da atual tendência de cozinha americana.E o mundo vai continuar evoluindo. Pensando no futuro daqui a 50/60 anos, pode ser que prédios que não tenham suporte para carregamento de carros elétricos ou instalação de placas solares percam valor, por exemplo. Eu mesmo deixei de alugar um apartamento de 100m² com 3 quartos e preferi alugar um de 70m² com dois quartos e MAIS CARO no mesmo bairro. Simplesmente porque o apartamento de 3 quartos era velho demais e não tinha um acabamento igual ao apartamento novo.Enfim, na minha opinião, baseada no que observo, em algum momento da história do imóvel, a sua depreciação supera a sua valorização. Talvez a depreciação cresça a uma taxa maior que a valorização. É uma teoria que tenho. Claro que com reformas pode-se ir mitigando essa depreciação, o que também vai depender do projeto/tipo do imóvel. Mas no longuíssimo prazo, acredito que o valor do imóvel tende a zero, quando ele acaba sendo demolido para construir um novo. Gostaria de saber a opinião de vocês.