Desde o ano passado estamos vendo mudanças significativas no nosso mercado automotivo, com a chegada das marcas GWM e BYD, entregando muito mais conteúdo e acabamento por um valor bem mais baixo do que estamos acostumados.
Isso tem forçado as montadoras tradicionais a se mexer, colocando mais conteúdo nos carros e até mesmo o mais raro: baixar os preços.
Essa semana está sendo bastante importante pois está sendo lançado o BYD Dolphin Mini 100% elétrico por menos de 100 mil reais, com um acabamento muito bom. A diferença pra o que temos no mercado tradicional nessa faixa de preço é gritante.
Também essa semana a CAOA Chery lançou o modelo Tiggo 7 Sport com um pequeno downgrade de motor em relação a versão mais cara que já tínhamos, e que já passou por quedas significativas de preço também, por 135 mil reais. Um SUV médio que é bonito, bem acabado e completo.
Parece que estão tentando criar no mercado uma categoria de carros um pouco discriminatória que seria a do "carro chinês" que mesmo entregando muito mais por menos, vale menos por causa da origem chinesa. Se isso vai pegar não sei.
Fato é que já estão roubando muitas vendas das montadoras tradicionais. Quem se beneficia é o consumidor.
Eu mesmo considero futuramente a aquisição de um veículo chinês. Por mais pé atrás que se possa ter, o custo benefício é imbatível e até então não se tem notícia de nada crítico que desabonaria essas marcas.
O que pensam a respeito?