Meu ar condicionado não estava legal nos últimos meses, dois anos desde a ultima limpeza. Estava muito barulhento. Semana passada chamei uma empresa de manutenção e cobraram 800 de peças+ 400 de serviço, mas o técnico (em off) disse que achava que só de limpar, voltaria a funcionar bem. Fiquei em dúvida e acabei encontrando um novo por 2700. Chegou ontem. Hoje veio o técnico instalar e passamos a conversar durante a obra. Eu moro no noroeste paulista. Ele me contou que há 9 anos saiu de Feira de Santana na Bahia , deixou para trás os pais e esposa. Foi morar em São Paulo capital. Com a cara e a coragem? Perguntei. Sim....sem nada ele veio. Ao chegar em São Paulo, sem emprego, foi morar em baixo da ponte. Lá ele conheceu um boliviano que vivia de malabarismos em semáforos. Ficaram amigos e o cara o ensinou a fazer as acrobacias. Ficou nessa por um tempo, vivendo de gorjetas. Segundo ele , a sorte dele foi não ter vivido esta vida no inverno.... Um dia, após 2 meses nessa vida, em vez de receber dinheiro, um motorista deixou na mão dele um cartão de visitas e disse: "Me ligue". Pois então foi atrás. Não tendo telefone, conseguiu ligar de celular de alguém que conhecia. O telefone era DDD 17 , bem longe da capital. Mesmo assim ligou. A atendente da loja disse que não estavam procurando funcionários e o dono estava viajando a São Paulo. O Malabarista insistiu e disse que o próprio dono devia ter lhe entregue o cartão e que ele também ligava da capital. A atendente vendo coerência na história, pediu um momento para ligar para o chefe e confirmar. Bingo, era ele. De alguma forma o malabarista conseguiu economizar dinheiro (mais do que os 5 reais que tinha no bolso) e veio conseguir emprego de instalador de ar condicionado aqui (diz que foi a faculdade dele). Hoje , ainda na função , disse que a esposa veio , seus pais e a irmã também vieram. A irmã aqui se casou e formou em medicina (na minha cidade mesmo). Hoje ela paga o tratamento do filho dele que tem autismo.
Achei a história surreal, difícil de acreditar, mas estou só transcrevendo o que escutei há poucas horas. O fato é que ele saiu da minha casa com um split inverter samsung 12.000btus de presente (ao limpar deve ficar legal). Me disse com sorriso de orelha a orelha que instala condicionadores de ar há 9 anos e ainda hoje dorme no calor . Verdade ou imaginação dele, o fato é que hoje estou desconfortável, e não paro de pensar naquela figura que vez por outra vejo aqui: "Tem pessoas, que adorariam ter seus piores dias"...