Olá a todos, obrigado por tirarem um tempo para lerem esse tópico.
Vou dar um pouco de contexto sobre mim, Tenho 19 anos (Irei fazer 20 em Abril), Por causa dos meus pais, tenho um estilo de vida confortável, porém, eles me ajudam na moradia e na alimentação, o resto é por minha conta, inclusive os custos da faculdade se eu for fazer, moro no interior do Mato Grosso em uma cidade que tem apenas uma faculdade, onde tem uns 7 cursos de graduação se não me engano e mais nada, trabalho em uma empresa na qual estou desde os 13 anos, porém, conforme meu desenvolvimento e o entendimento do ambiente no qual estou inserido no meu trabalho, sei que se eu continuar aqui irei prejudicar imensamente minha saúde mental, mais do que já está prejudicada.
Honestamente, eu nem mesmo queria fazer faculdade, achava que era perda de tempo e dinheiro já que tem pessoas formadas em direito tendo que ser Uber para poder se manter, porém, ao me inserir na comunidade Bastter e entender mais como funciona o mundo, sei que se eu não tiver o básico, será mais difícil ainda ser notado no mercado de trabalho, li alguns tópicos do FAQ e coloquei como pensamento que eu tenho que fazer uma graduação, tenho que ter o básico, mas ai vem o pensamento que vem me perturbando desde quando decidi isso.
Diploma hoje em dia já não "vale muita coisa", se eu me formar em uma faculdade que ninguém conhece, em uma cidade que ninguém sabe que existe, isso não faria com que meu diploma tenha menos valor ainda? Tenho um pensamento similar em relação a faculdades EAD, se eu tiver que pagar pra fazer faculdade aqui ou EAD, terei que continuar no meu serviço, o que como já havia dito, irá ser um enorme prejuízo a longo prazo pra minha saúde mental. Analisando essas ideias que eu apresentei, minha solução seria continuar tentando passar no Enem pra ser aprovado na Federal do meu estado e mudar para a Capital ( Na qual possuo contatos muito queridos, além de já possuir planos para me mudar pra lá no
futuro com um amigo), Além de ter mais oportunidades no geral, a faculdade me daria acesso a criar contatos que possam me ajudar muito em minha vida. Porém, como sou jovem, sei que sou muito mais burro que o normal, então queria saber dos mais experientes, ou de quem já passou por uma situação similar com a minha, estou sendo muito paranoico em pensar demais sobre e não faz diferença qual faculdade eu me curse? Tenho que aguentar a pressão na qual estou inserido no meu trabalho até cursar? Não faz sentido eu perder mais tempo do que já perdi tentando passar no Enem? Sei que com meu relato, alguns possam pensar que eu já decidi e só estou buscando validação, mas eu seriamente não sei o que fazer, nem mesmo sei direito que curso quero, nem o que eu gosto de fazer para me dar um norte nessa escolha, tem tanta coisa acontecendo na minha vida ultimamente que fica cada vez mais difícil pra mim até mesmo fazer as coisas que amo. Eu realmente não sei o que fazer.
Agradeço imensamente quem puder me ajudar e dar alguns conselhos, tanto na minha dúvida mencionada no tópico, quanto em outras áreas da vida que vocês quiserem me aconselhar.
Sou novo na comunidade e não sei muito como funciona direito a postagem de tópicos aqui, então peço desculpas se tiver cometido algum erro nessa postagem e se possível, peço a orientação de vocês para que eu possa corrigi-lo.