Vamos lá...
Por motivo de saúde na família, a renda familiar caiu à metade nos últimos anos. Para compensar, tomei empréstimos consignados, aproveitando a facilidade que tenho por ser funcionário público, esperando a 'poeira baixar' para me recuperar. O resultado vocês já sabem: a bola de neve foi crescendo, a poeira não baixou, a renda familiar continuou reduzida, meu salário hoje está reduzido em quase 40%, e a conta definitivamente não fecha.
Tenho um apartamento próprio, e na tentativa de aliviar a situação e conseguir uma renda extra, estamos morando de favor na casa de um familiar (que não estava utilizando a casa) e coloquei para alugar o nosso apartamento. Porém, mesmo com o aluguel, a conta ainda não fecha. O aluguel mais o meu salário atual (reduzido em 40%) equivale ao meu salário integral (que já não era suficiente).
No momento estamos tentando enxugar os gastos, economizando em alimentação e demais despesas de casa, já solicitei bolsa escolar para meus dois filhos (aguardando a resposta da escola), voltei a andar de busão, e estou buscando formas de renda extra.
Minha dúvida é a seguinte:
Se eu vender o apartamento, conseguirei quitar todos os consignados e terei meu salário integral de volta, porém perderei o valor do aluguel que está entrando (ficarei 'elas por elas', porém sem dívidas e sem imóvel próprio, pois o que sobra do valor do apartamento não é suficiente para comprar outro). Terei meu salário, porém ainda sem renda suficiente para cobrir todas as despesas familiares.
Se, por outro lado, eu não vender o apartamento, continuarei pagando as parcelas mensais dos consignados, continuarei com meu salário reduzido, e ao final dos contratos dos empréstimos terei pago um valor muito maior do que se tivesse liquidado tudo antes. Nesse caso, porém, não 'perderei' o imóvel.
Qual o cenário menos pior?
Vocês vislumbram alguma outra opção?
Alguma outra sugestão de como acelerar o processo de sair do buraco?
De antemão, agradeço.