Bom dia, pessoal.
Minha filha sempre pediu muito para termos um bichinho de estimação.
Nós moramos em apartamento. Por isso, eu e minha esposa adiamos um pouco a satisfação desse desejo.
Mas há 3 anos aproximadamente nós presenteamos nossa filha com um gato. Era época de pandemia ainda. E achamos que nossos filhos ficariam mais contentes e tranquilos com um gatinho para brincar e cuidar.
Eu nunca tive um bichinho de estimação. Já sabia de algumas complicações em ter um: responsabilidade por muitos anos, despesas, tempo dedicado. Porém, nunca conseguimos prever realmente o quanto de responsabilidade e dedicação que gera.
Pois bem, eu sempre fui uma pessoa muito ansiosa, e preciso muito sair de caso para caminhar na rua e pensar na vida. De alguma forma, me ajuda muito.
E imaginava que o gato também gostaria de sair daquele espaço confinado do apartamento, para poder passear, pisar na grama, na terra, ter outras experiências. Isso é minha mente ansiosa pensando. Pois eu penso assim.
Comecei a sair com o bichinho no jardim do condomínio. E ele curte muito, tanto que fica miando e arranhando a porta de casa para sair toda manhã. Isso tudo, contra a vontade da minha esposa e dos meus filhos. Pois eles tem o maior medo de que o gatinho escape e eu o perca.
Mas até então, vinha tudo tranquilo. Até que mudou a síndica e ela exigiu o cumprimento do regulamento: que imepede bichos em áreas comuns.
Fiquei bastante contrariado. Tentei conversar e ponderar. Mas não consegui nenhum resultado.
Estou bem chateado por conta disso. E toda a minha ansiedade está voltando em grau máximo. Pois acho que o gatinho vai sentir muita falta e vai causar problemas para ele ficar só dentro do apartamento.
Ao mesmo tempo, eu vejo que os gatos dos vizinhos nunca saem de casa. E com outras pessoas que converso, elas ficam admiradas de um gato de apartamento que gosta de passear.
Enfim, eu não sei bem o que é neurose da minha cabeça, com culpas e responsabilidades além do meu controle. Ou o que é, de fato, preocupação genuína.
Já pensei até em doar o gato para famílias que morem em casa e que tenham área externa. Mas sei que não tenho condições de fazer isso, pela responsabilidade assumida e pelos meus filhos. Ou ter mais um gato, para ele ter companhia. Porém, para mim, seria mais responsabilidade com um bichinho por muitos anos, e eu sei que me traria mais aflição.
Peço ajuda a vocês, de como eu poderia agir.