(Essa frase não é minha. Trata-se de uma frase adaptada do Dr. Euryclides de Jesus Zerbini, que era muito dita por um professor meu de faculdade que nos deixou há 01 semana aos 93 anos, que ainda lecionava e clinicava, até então. E ontem, me fiz lembrar dela).
Ontem, durante a corrida dominical, encontrei um velho amigo do papai. Papo vai, papo vem, contou-me sobre outro amigo em comum que se tornara há algumas semanas Brigadeiro da Aeronáutica. Enfim, havia conseguido chegar ao tão almejado cargo que ele e nem os amigos mais próximos imaginassem que ele atingiria.
Isso porque, apesar de exemplar formação técnica (toda carreira realizada no ITA - engenharia de computação com pós doc) e empenho no dia a dia, não possui, vamos dizer assim, a parte política muitas vezes necessária para subir de cargos no serviço militar. Não agradava e não bajulava os superiores. Pelo contrário, batia de frente. Muitas vezes não se curvava para com atitudes que julgava serem injustas ou impostas de forma desnecessária. Jeito dele, sempre de forma muito cordial e educada.
E isso tem um preço: de 4 militares da linha sucessória para se tornar Brigadeiro, 03 atrás dele foram promovidos e ele não. O pularam na promoção. Já havia perdido as esperanças.
Chegou até ser transferido de cidade por pura falta de empatia de seus superiores, foi para o Rio de Janeiro. Pois bem, veja só! Lá, a coisa mudou, virou chefe do setor, transformou a seção que comandava para melhor (algo que nunca lhe deram oportunidade de fazer na antiga cidade) e ganhou as graças dos superiores e subordinados. Sendo agora inevitável lhe negarem a promoção de cargo. E finalmente, chegou lá e daqui uns anos pode chegar a major brigadeiro, só o tempo dirá.
Fiquei pensando que aí nesta história realmente o bom trabalho venceu! Que bom!
Nunca saberemos os detalhes, os porquês daqui e dali, as "verdades" de cada um. As vezes, tudo que passou até ali foi por culpa dele até. Mas, o resumo de tudo, que o Bastter sempre relembra é que o importante, o pano de fundo é realmente focarmos no trabalho, no excelente trabalho, sempre tentarmos melhorar a cada dia e não tentarmos prever o
futuro, pois, ele é incerto, nos angustia e pode nos surpreender (até de forma otimista e positiva).
E mesmo que não surpreenda de forma positiva, pelo menos ficaremos com a consciência tranquila e em paz de que tentamos e fizemos o melhor, e isso não tem preço.
Eita, vida doida, eita, vida besta.