20 Deduzir valor pago pelo plano de saúde da mãe (não dependente para fins de IRPF) comentada em 18/03/2024 12:34 Imposto de Renda NiltoNCO90 em 15/03/24 16:29 comentada em 18/03/2024 12:34 Estou precisando de ajuda com essa questão de plano de saúde. Dei uma pesquisada no site e no google e ainda assim estou na dúvida.Minha mãe tem 73 anos, possui renda de 2 salários mínimos (aposentadoria + pensão por morte do pai), não possui nenhum bem a declarar. Ela não é minha dependente no IRPF. Comecei a pagar um plano de saúde para minha mãe e na época da contratação a consultora me disse que eu poderia deduzir do imposto de renda o valor pago mesmo ela não sendo minha dependente.No entanto, esse ano fui pesquisar e até onde eu entendi essa dedução só seria possível caso ela fosse minha dependente no IRPF.As minhas dúvidas são:1 - Eu posso deduzir ou não esse valor pago no plano de saúde da minha mãe mesmo ela não sendo dependente no IRPF?2 - Considerando a descrição da situação, é viável colocar ela como dependente no IRPF?