Ajudem aí a analisar
Por motivos familiares precisei comprar um 2º imóvel e agora tenho duas opções para concluir o negócio.
1ª opção: Financiar o saldo devedor desse 2º imóvel até eu vender meu imóvel atual e, assim, quitar o financiamento com o valor do imóvel atual + FGTS. Acho que consigo vender o meu imóvel atual em até 2 anos.
Pontos positivos:
- Realizaria o saque do FGTS (30% do valor do imóvel novo)
- Não precisaria pagar o ganho de capital sobre a venda do meu imóvel atual, pois utilizaria o valor recebido na venda para quitar o financiamento
- Se der tudo errado eu vendo os investimentos e quito o financiamento, ou seja, o financiamento seria de curto prazo (entre 6 e 24 meses)
- Tenho um emprego bastante estável para os padrões brasileiros
Pontos negativos:
- Rolo do financiamento
- Pagamento dos juros + taxas do financiamento mesmo que por um período relativamente curto.
2ª opção: Realizar a venda de todos os investimentos e pagar o saldo devedor do 2° imóvel.
Pontos positivos:
- Ficaria com 2 imóveis que considero bons e o meu imóvel atual fica numa região que tem alta procura para aluguéis.
- Não me meteria em rolo de financiamento
- Não pagaria juros + taxas de financiamento
Pontos negativos:
- Teria que pagar ganho de capital em caso de venda futura do meu imóvel e é um imóvel que o ganho de capital representa um valor considerável (12% do valor total do imóvel, pois o imóvel valorizou em relação ao valor de aquisição)
- FGTS continuaria "preso"
- Ficaria com um patrimônio bastante concentrado em imóveis
- Pagaria IR de 27,5% sobre o valor do aluguel do 2° imóvel.
Para facilitar a vida de vcs tenho que deixar claro que minha mulher acha a 1a opção a melhor opção kkkkkk