9 Reserva de emergência para PJ de autônomo comentada em 19/03/2024 00:08 #VAILAEFAZ TMTR em 18/03/24 10:15 comentada em 19/03/2024 00:08 Olá pessoal!Desde novembro deixei de ser CLT e assalariado e recebo por meio de uma PJ de diversas fontes que me contratam.Os recebimentos estão obviamente muito mais montanha-russa do que antes. Alguns dos contratantes atrasaram alguns pagamentos, por motivos diversos, e não tem muito jeito a não ser aceitar que parte do ser autônomo é encarar essa maior inconstância.Já tenho uma RE pessoal bastante robusta, mas tenho dois gastos fixos na PJ que são importantes de cobrir: o contador e o plano de saúde meu e de minha esposa. Os valores do IRRF e DARF variam muito, mas também quero incluir a média neles nessa conta de gastos fixos.Com base nisso, quanto que outros autônomos aqui na Bastter.com terminam deixando de RE na sua conta PJ? Pensei em deixar lá no caixa pelo menos uns 6 meses de contador e plano de saúde somados a uns dois meses da média de IRRF e DARF, mas queria ler relatos de outros foristas que estão há mais tempo nessa situação.Abraços!