Oi pessoal, tudo bem?
Atualmente, enfrento um impasse relacionado ao meu imposto de renda devido a problemas com a antiga empresa que eu trabalhei. Essa empresa enfrenta dificuldades financeiras e entrou em recuperação judicial, deixando de pagar dois meses de meu salário, inclusive minha rescisão. Como resultado, iniciei uma ação judicial e obtive uma decisão favorável. No entanto, devido ao processo de recuperação judicial da empresa, a resolução e o pagamento podem levar anos. Desde então, comecei a trabalhar em outro lugar e não estou mais preocupado com essa questão.
O problema surge porque a empresa reportou à Receita Federal os valores de minha rescisão (valores estão no ecac), apesar de eu não ter recebido esse dinheiro. Após solicitar o informe de rendimentos e pedir uma correção, fui informado de que não poderiam ajudar.
Estou diante de uma dúvida: excluir esses valores na declaração, o que pode me colocar na malha fina e gerar futuras complicações, ou declarar os valores e evitar problemas imediatos com a Receita Federal. Com o risco talvez de que eles usem como argumento minha declaração para não pagar porque eu aceitei que recebi o valor da minha rescisão.
Minha inclinação natural é evitar problemas e não quero gastar tempo resolvendo questões burocráticas. A quantia envolvida é significativa, mas há grande incerteza quanto ao recebimento. Meu advogado aconselha a declarar apenas o que efetivamente recebi, mas isso aumenta o risco de cair na malha fina e, possivelmente, e segundo meu advogado fazer outra ação para pagar a possível multa da receita (ta de sacanagem outra ação judicial?).
Minha esposa acredita que devo lutar pelos 'meus direitos', mas pessoalmente, prefiro evitar conflitos. Desejo focar no trabalho, na família e nos amigos, sem me prender a essas questões. Estou inclinado a seguir o caminho mais tranquilo, mesmo que isso signifique aceitar a situação como está, para poder seguir em frente com minha vida.
É uma decisão difícil. Parte de mim quer apenas deixar isso para trás e declarar o que eles colocaram no informe e vida que segue! Mas talvez esteja errado .. agradeceria alguma opinião sincera sobre o assunto.