Olá pessoal,
Li os tópicos de RSU e Stock options aqui no fórum que me esclareceram muito sobre como incluir ambos no BS, mas fiquei com uma dúvida.
Assim como os usuários dos tópicos anteriores, trabalho numa empresa americana que bonifica seus funcionários com ações nos EUA liberadas a cada trimestre.
Entendi pelos tópicos que, como a bonificação não tem desconto na minha folha de pagamento, eu devo adicionar no BS com custo de aquisição zero e eu vinha fazendo isso.
Mas agora que quero vender algumas dessas ações me surgiu uma dúvida.
Eu percebi que quando as ações foram liberadas, houve retenção de imposto retido nos EUA descontado no valor de ações que seriam disponibilizadas.
Um exemplo:
Em uma das liberações, eu tinha 18 stocks "vested", mas no momento da liberação (release date), a empresa automaticamente vendeu 5 stocks como "tax withholding" e eu recebi apenas as 13 stocks restantes.
Pensando nisso, se eu declarei o valor de compra das ações como ZERO e for vender agora, pagarei 15% de ganhos de capital em cima do valor total, o que é um valor bem significativo.
Dado que eu já paguei 28% de imposto nos EUA quando fui receber as ações, é possível deduzir isso na declaração do Brasil?
Se sim, como faço pra colocar isso no BS?
Se não, vou pagar os 28% iniciais + 15% de ganho de capital em cima do valor total quando eu vender (43% de imposto!), correto?