A seguir contextualizo e elaboro uma tentativa de resposta para uma pergunta que vi aqui no site a algumas semanas e que está em minha cabeça desde então. O texto é grande, mas tem um pequeno TL;DR no final. Não estou defendendo as ideias levantadas aqui, apenas expondo para vocês as conclusões as quais cheguei. Isto posto, quaisquer críticas, complementos, adendos e voadoras são bem vindas.
Estudar matemática te torna um melhor programador! - Tecnologia - Bastter.comNa época, tentei desenvolver um raciocínio sobre o porquê de estudar matemática aparentemente nos ajuda a nos tornarmos um programador melhor. Mesmo não satisfeito com o raciocínio elaborado, postei minha tentativa de contribuição. Entretanto esta pergunta ficou em minha cabeça desde então. Há alguns dias atrás postaram a seguinte notícia em um outro tópico:
No Brasil, apenas 8% têm plenas condições de compreender e se expressar - 29/02/2016 - UOL EducaçãoEsta notícia me deixou perplexo. Apenas 8% dos brasileiros aparentam ter plenas condições de compreender e se expressar!?
Ainda sim, creio que tal notícia era o que estava faltando para me ajudar a elaborar o meu raciocínio sobre a questão da matemática e da programação. Mais especificamente, os termos "compreender" e "se expressar" foram a chave para mim.
Pergunta: Por que estudar matemática aparentemente nos ajuda a nos tornarmos um programador melhor?
(tentativa de)
Reposta: Porque para compreender a matemática é necessário uma
capacidade mental robusta. E, uma vez criada esta capacidade, você pode utiliza-la para outras coisas na vida. Em especial, para aprender a ser programador.
Antes de mais nada, deixo claro que por
capacidade mental não me refiro a
inteligência e muito menos a
sabedoria.
Por capacidade mental, me refiro a
capacidade de compreender, elaborar e expressar raciocínios mais complexos. Raciocínios estes que por mais que o professor ou o livro se esforcem para simplificar, exemplificar e ilustrar,
ainda sim, é necessário fazer considerável
esforço mental para compreende-lo, elabora-lo ou expressa-lo. Para exemplificar, dou um exemplo que (hipocritamente) não pertence a matemática, mas sim as ciências humanas.
Os circuitos de consagração social serão tanto mais eficazes quanto maior a distância social do objeto consagrado.
Fonte: Vídeo no YouTube intitulado "Motivação para estudar (BRIO) | Clóvis de Barros Filho".
Creio que seja impossível entender a frase a cima "de primeira''. Isto é, parece-me impossível entender a frase lendo-a apenas uma vez.
Isto posto, por
capacidade mental me refiro a capacidade de compreender tais raciocínios (não necessariamente de primeira) e de elaborar e expressar seus próprios raciocínios.
Uma vez exemplificado o meu ponto, volto ao que deixei para trás: a distinção entre
capacidade mental,
inteligência e
sabedoria. Antes de tentar distinguir estes termos, introduzo mais um:
Arcabouço teórico.
Por
arcabouço teórico, me refiro ao conjunto de conhecimentos que um indivíduo possui. Por exemplo, saber que é natural de uma criança deixar o copo cair no chão.
Isto posto, podemos agora voltar a distinção entre os três termos.
Por
inteligência, me refiro a capacidade de dado o seu arcabouço teórico (ou seja, dado aquilo que você já sabe), de utilizar este conhecimento para resolver problemas e, se necessário, de também adaptar e inovar na aplicação de tais conhecimentos em novos contextos ou de novas maneiras (em particular, gerando novos conhecimentos). Por exemplo, se seu filho derrubou o copo no chão, compreender que gritar com ele não ajuda. Muito pelo contrário, só gera mais estresse e atrapalha a todos (ou seja, gritar com ele não é inteligente). Em vez disso, limpe os cacos do chão e, se possível, peça para ele te ajudar.
Por
sabedoria, me refiro (e aqui deixo claro que estou com dificuldade de me expressar) a capacidade de se equilibrar diante das questões, de aplicar os conhecimentos do seu arcabouço teórico de maneira sensata e responsável. Por exemplo, utilizar o fato de que teu filho derrubou o copo no chão para tentar ensinar a ele que temos que ter cuidado e prestar atenção ao manejar as coisas. Ao mesmo tempo, tentar ensinar que mesmo que tomemos cuidado, ainda sim acidentes acontecem e que na maioria das vezes, tais acidentes não definem as nossas vidas.
Por
capacidade mental me refiro a capacidade de compreender o conhecimento exposto diante de você, de elaborar os seus raciocínios e de expressar estes conhecimentos e raciocínios para os outros
. Aqui dou três exemplos.
1) Compreender a frase: "Os circuitos de consagração social serão tanto mais eficazes quanto maior a distância social do objeto consagrado";
2) Aprender aquilo que o Paulo tenta nos ensinar nos chats dele (que foi de onde elaborei o exemplo da criança que derruba o copo).
3) Eu tentando elaborar e expressar minhas ideias neste texto.
Em resumo, se o conhecimento fosse uma ferramenta, o
arcabouço teórico é a sua caixa de ferramentas. A
Inteligência é a capacidade de, diante de um problema, saber qual ferramenta utilizar e como utilizar. De, se necessário, adaptar tais ferramentas utilizando-as de uma maneira diferente e inovadora. A
sabedoria (e aqui volta a minha dificuldade de me e expressar) seria a capacidade de, diante de um problema, compreender o quão urgente é resolução deste problema e, sabendo disso, dosar a sua atitude perante ele. Por fim, a
capacidade mental é a capacidade de, diante de uma nova
ferramenta, de aprender como, quando e onde utiliza-la, de ensinar isso aos outros e de criar suas próprias ferramentas.
Por fim, observo que o primeiro exemplo utilizado neste texto evidência que o estudo da matemática não é a única maneira de se obter capacidade mental. Obviamente, o estudo formal das outras ciências "duras'' (Química, Física e etc), assim como das ciências humanas (Filosofia,
sóciONlogia, Psicologia e etc) também é uma ótima maneira de se obter tal capacidade. Ainda sim, o ensino formal não é o único caminho. Leituras em geral, junto com o esforço de tentar de fato entender aquilo que está lendo, é o que realmente parece importar.
Observo também que um paralelo claro pode ser feito com
Capacidade Física, ou seja, da mesma maneira que para se ter capacidade física (fôlego, músculos e etc) precisa-se treinar, para se ter capacidade mental precisa-se ler e estudar.
sabedoria e de, através deste termo, justificar por que estudar matemática aparentemente ajuda a se tornar um programador melhor.