Há cerca de 1 ano e meio me mudei com minha família para uma cidade do interior, melhor coisa que fiz!! Cidades de interior são de diversos tipos, a maioria das cidades de interior "raízes" giram no entorno de uma igreja matriz, aqui pelo menos é desse jeito kkk . Ultimamente as cidades de interior também tem recebido os famosos condominios fechados, o que é muito legal, já que dentro desses condomínios você vive praticamente uma vida de "vilarejo". Crianças andando por tudo de bicicleta, reuniões em pracinhas, etc.
Diariamente quando vou correr pela manhã passo por uma senhorinha que acabei por nunca perguntar o nome, ela tem aproximadamente 80 anos(pelo "Shape"), sempre está bem animada e me cumprimenta efusivamente, até que cerca de 30 dias atrás a senhora parou de aparecer naquele determinado horário de manha... Passaram-se 6 ou 7 dias e nada da senhorinha, ao invés disso, vejo de longe, uma outra senhora, essa vem vindo, com andar triste, bastante encurvada, lenta e com uma tipóia com gesso no braço esquerdo e andando muito mais lento que essa que sempre passava por mim...
Ao chegar mais perto vejo para meu espanto que é a mesma senhorinha, ao perguntar o que havia acontecido, ela me disse que havia tido uma queda em casa e fraturou/trincou o braço. Apartir de então todos os dias passei novamente a ve-la, cada dia melhor e melhor até que 4 dias atrás, estava ela novamente sorridente, andando de forma muito melhor, menos encurvada e mais rápida e me disse - Nesse sábado eu vou tirar o gesso!!
- A partir do momento da queda, a chance daquela senhora perder a qualidade de vida era enorme!
- Não dá pra imaginar no contexto daquela senhorinha o quanto provavelmente doloroso foi sair da cama e se mexer, ela é uma verdadeira vencedora.
- A incidência de queda constitui um problema sério no idoso, cada internação ou intervenção normalmente leva a um declínio de mobilidade e aumento do índice de fragilidade, o que em ultima análise leva a perda de qualidade de vida
- A perda de massa muscular, principalmente do quadril, provavelmente, constitui um fator de risco para o desenvolvimento de demências como por exemplo o Alzheimer, alguns estudos demonstraram que indivíduos > 70 anos que não conseguiam levantar-se sozinhos de uma cadeira acabavam evoluindo mais frequentemente com demência
- Por último, há casos e casos, e nem sempre pós um procedimento ou problema é indicado manter a atividade física, independentemente disso não dá pra deixar de admirar. Ela foi lá e fez!!