8 Participação em empresa no exterior comentada em 08/04/2024 22:56 Imposto de Renda thehunter em 08/04/24 10:50 comentada em 08/04/2024 22:56 Fiz parte da fundação de uma empresa de tecnologia nos EUA e, inicialmente, a empresa foi constituída no nome de um dos sóciONs residente no país como uma LLC, não sendo formalizada a minha participação.Agora, cerca de dois anos depois e com o crescimento da empresa, recebemos um investimento e também está sendo formalizada a minha participação, que teria um "valor de mercado" significante – cerca de 1/3 do meu patrimônio. Mas, ao mesmo tempo, não há nenhuma previsão de receber algum valor de dividendos ou pela venda dessa participação, pois a ideia é continuar reinvestindo na empresa. De acordo com a documentação, essa participação é me dada como "remuneração pelo meu trabalho".Estou escrevendo porque até então, não faço ideia de como declarar essa participação no Brasil, ou se teria que pagar algum imposto por receber essa participação. Já comecei a estudar sobre para entender o que posso fazer. Mas gostaria, se possível, de também aprender com a experiência do pessoal do fórum. Alguém já passou por algo parecido? Qual seria o profissional mais adequado para me auxiliar nessa situação?