Acordei hoje com uma notícia que me destruiu por inteiro. Uma grande amiga da minha família cometeu suícidio, tinha todo tipo de problema, o que não vem ao caso.
Perder alguém para o suicídio é uma experiência devastadora. Quando uma pessoa próxima comete suicídio, é comum sentir uma mistura de emoções: choque, tristeza, culpa, raiva e confusão. O suicídio é uma tragédia complexa e muitas vezes não há uma única razão. Cada pessoa lida com suas lutas internas de maneira muito particular, e nunca é possível entender completamente o que alguém está passando, nem mesmo a própria pessoa, na grande maioria das vezes.
O que fica de lição, e nem sempre aprendemos com ela, é a nossa impotência em relação ao outro, principalmente em momentos de desespero. Eu sei que não é uma mensagem positiva, mas, ao mesmo tempo, é um ensinamento. Não acho que uma palavra, uma bronca, um conselho teria feito alguma diferença. Mas é uma responsabilidade, enquanto estivermos por aqui, dar afeto para os nossos próximos, independente da distância e da forma.
Cuidem dos seus.