Voltei há pouco tempo pra uma cidade que morei até 2015. Esse fim de semana, revi um amigo que não falava há anos. Um dos nossos assuntos lá atrás era investimentos. Ele começou a investir em 2012 e eu tinha começado uns anos antes.
Neste meio tempo, esse amigo casou e teve dois filhos. E comprou uma casa maior pra família. Por esse motivo, ele teve que vender parte dos investimentos. Não vendeu tudo e ainda financia essa casa nova.
Ele resolveu me dizer o que vendeu e o que manteve na carteira. E, como o @Bastter já disse aqui, ele cometeu um erro muito comum pros investidores: só vendeu os investimentos que tinham dado algum retorno e manteve na carteira os investimentos que estavam na época com prejuízo.
Como a gente falava de investimentos e discutia muito naquele começo sobre o que comprar, eu tenho a maioria das ações que ele vendeu e que ele ficou. Muitas do que vendeu, deram um ótimo retorno no período (WEGE, BBAS, TOTS, LEVE...) e as que manteve (OGXP, BRFS, COGN...) em muitos casos pioraram e algumas micaram se vez.
Isso porque ele resolveu acumular vitórias. Ele me disse que não ia vender o que estava em prejuízo porque assim ia perder dinheiro. Não quis continuar a conversa, mas ficou pra mim mais um aprendizado:
o Objetivo é NUNCA VENDER, mas se um dia realmente precisar vender pra não fazer dívida, VENDA ANTES TUDO QUE NÃO TEM VALOR. O que não tem valor hoje tenderá a continuar não tendo no longo prazo...