Lendo o tópico "Qual terceira lingua escolher", e vendo alguns comentários sobre como, para aprender um idioma você precisa de imersão na lingua e cultura, me veio em mente a pergunta acima, que meu pai me fez uma vez.
Segundo ele, ele fez curso de inglês, e até aprendeu algum vocabulário, mas nunca conseguiu ir muito longe. Já no Francês, no entanto, ele conseguiu evoluir bastante.
Quando eu ouvi essa pergunta dele, dei um sorriso, porque a resposta era muito óbvia. Ele nunca gostou do Inglês. Ele ia pra aula, e pronto. Esperava que isso fosse suficiente para aprender. Já com o Francês, era outra história. Ele vivia procurando letras de música e suas traduções, toda hora mencionava alguma curiosidade na língua, etc. O interesse era visível, e com ele, a imersão, a pratica...
Então eu só posso aprender um idioma se eu gostar dele? Não necessariamente, apesar de que gostar sim, ajuda muito. Mas caso você não goste, e precise aprender por algum motivo, deve fingir que gosta. Imergir no idioma, ouvir músicas, ler livros, ver séries e filmes, tudo mais.
Afinal, como dizem, falar um idioma não somente um conhecimento, que se aprende somente estudando em um livro didático. É uma habilidade, como andar de bicicleta, que se aprende na prática.