Olá, boa tarde.
Há algumas semanas que venho enfrentando um dilema acerca do que fazer com um terreno de aproximadamente 240 m² que adquiri há aproximadamente 1 ano.
Tenho 33 anos, vivo em uma cidade do interior, já possuo uma carteira de investimentos considerável e alguns imóveis físicos (lojas comerciais) destinados a aluguel, que me geram uma renda suficiente para cobrir todas as minhas despesas básicas.
Atualmente tenho um escritório de advocacia muito bem localizado e pago aluguel.
Comprei esse terreno por 300.000,00 que também tem uma localização excelente, com o objetivo de diversificar meu patrimônio, construir uma sede própria do meu escritório e outras lojas com a finalidade de gerar novos aluguéis.
No entanto, para a construção, tenho que me capitalizar bastante ou pegar algum crédito (em minha região tem um banco estatal/fomento que consegui crédito a 9.0% a.a.) e dispender bastante tempo e atenção para uma obra que vai se arrastar por pelo menos mais 1 ano. (obra é pior que a morte)
Neste período, fui procurado por 3 pessoas distintas me sondando a venda do terreno, um deles ofereceu a quantia de R$ 450.000,00 (50% a mais do que paguei). Sei que terei que considerar a inflação do período e o IR pelo ganho de capital e o lucro no negócio não seria isso tudo...
Mas estou bastante balançado em vendê-lo.
Como ponto favorável a venda, tem a dívida a ser adquirida ou o capital que preciso ainda dispender, e PRINCIPALMENTE na dor de cabeça de uma obra desta magnitude, pois o projeto é fazer 3 pavimentos, o que geraria uma obra de 720 metros quadrados.
Como ponto desfavorável, é em relação ao meu negócio, pois senti um acréscimo considerável no fluxo de novos clientes quando me mudei para uma sede maior, mais moderna e melhor localizada. Tenho medo de o proprietário pedir para que eu o desocupe e eu não encontrar outro equivalente na mesma região.
Espero bastante voadoras, mas gostaria de ouvir opiniões diversas.