Olá!
Criei este tópico aqui, pois espero que a solução dele seja apenas utilizando produtos de Renda Fixa.
Meu pai (64 anos) acaba de ser desligado da empresa onde trabalha.
Somando a rescisão e o que juntou em investimentos ao longo da vida, vai dar algo próximo de R$ 1 milhão. Ele tem residência quitada e não deve ter gastos extraordinários, só viver a vida numa boa e andar de bicicleta.
Tenho estudado que uma TSR segura pra ele seria algo em torno de 4 a 5%, considerando um portfolio majoritariamente em renda fixa pro Brasil, inclusive encontrei um paper recente vinculado à FGV bastante informativo. (
https://periodicos.fgv.br/rbfin/article/download/89040/84531/199949)
Já nos conformamos que não vai dar pra ele manter o padrão de vida que tinha, ele deve procurar alguma fonte de renda extra, mas supondo que não encontre, minha dúvida é, considerando que o dinheiro da rescisão caia na conta hoje, como que eu faço pra ele ir fazendo as retiradas? Aplico em tesouro selic o valor do 1º e do 2º ano separadamente e o resto em Tesouro Renda+ 2030 (vcto em dez/49) que tá IPCA + 6,13% e já sai pagando ele mensalmente? Por que precisaria ser algo que pague cupons, pelo menos semestralmente. Acho que não faz sentido aplicar num NTN-B sem cupom que ele fique exposto ao MtM e continue sacando os 4%, muita loucura...
Precisaria ser algo relativamente simples, não vai ter como montar portfolio e ficar redistribuindo semestralmente ou anualmente, pode até perder um pouco da eficiência, mas não posso mostrar algo muito complexo pra ele tocar.
Se alguém puder dar uma ideia, agradeço imensamente. Abraços.