Qual a melhor forma de organizar meus investimentos e finanças com minha esposa? Há ao menos um ano dividimos despesas proporcionalmente, já que passamos a morar juntos. Com o casamento se aproximando e já sabendo da comunhão parcial de bens, estou tentando encontrar a melhor forma de seguir nossos investimentos.
Contexto:Nosso perfil é diferente. Minha futura esposa não tem aptidão a investimentos apesar de ser uma poupadora nata. É avessa a riscos e não tem interesse em se aprofundar muito no tema. Por enquanto, as economias dela estão em tesouro direto e poupança (zero problema quanto a isso, ela está onde se sente bem).
Já eu eu faço buy and hold à la Bastter ha pelo menos 5 anos. Estou diversificado inclusive em outras moedas e países.
Duvida: Como seguir investindo com orcamento único tendo perfis tão diferentes?
Não vejo problema algum no perfil da minha esposa. A questão é: se unificarmos as receitas devo seguir investindo segundo o meu perfil (já que sou eu quem cuida das finanças da casa) ou devo manter os investimentos proporcionais, cada um no seu CPF, seguindo as diferenças entre nós (eu Bastter blue e ela em renda fixa)?
O cerne da preocupação: Mesmo que ela me dê aval para seguir com a minha alocação, fico receoso sobre como ficaria em um cenário de queda, vendo nosso patrimônio caindo (não sei como ela reagiria). Tenho receio da reação pois, se pra mim vai ser difícil imagino que pra ela que não está batizada com o mindset Bastter vá beirar o impossível. Faz sentido buscar evitar esse risco ou estou viajando?
Se puderem incluir na resposta como fazem com suas esposas/maridos seria excelente!
P.S.: Em caso de ataque nuclear, como ficam os marsupiais do mar?