Meu filho sempre que recebe presentes em dinheiro ou economiza um valor da mesada que recebe me passa um valor para que eu faça investimentos por ele.
Sempre mantive um controle do valor total aportado por ele e por mim, e com base nisto ele possui X% da carteira. Se um dia ele quiser a parte dele quando for maior de idade e sendo para algo que não seja maluquice, eu venderia parte dos investimentos para “comprar” o percentual dele proporcional aos aportes.
Ocorre que ele está com quase 17 anos e começou a questionar mais, sempre assistindo as lives e vídeos comigo e leu 3 livros: Invista e Viva Tranquilo, Filosofia Bastter e Quase Tudo que Sei…
Estou pensando em estimular e acompanhá-lo em uma montagem de carteira dele, mas como diz o FAQ não vou doar nada para ele agora e quero que siga no meu nome. Iria inclusive criar uma nova assinatura para ele aqui na bastter.com para poder participar das discussões sem interferir no meu perfil.
Pensei então em criar uma outra conta no mesmo bancão que eu utilizo, e também uma nova conta na corretora no meu CPF e então iria “comprar” a participação dele na minha carteira e transferir o valor dele para esta nova conta e manter as 2 carteiras separadas. Na prática meus próximos aportes seriam feitos na conta “dele” até eu comprar toda a participação dele na conta atual.
Para fins de IR, se eu tiver X ações de uma empresa na conta A e Y ações da mesma empresa na conta B, dá algum rolo? Tem que declarar separadamente ou soma o total das 2 contas e pronto?
Se alguém já fez algo com esta finalidade de forma mais simples favor compartilhar. E se a ideia for muito maluca / tiver pontos contra e rolo favor me alertar.