18 Relato da entrevista do Visto Americano 20/05/2024 comentada em 21/05/2024 13:27 Assuntos Gerais MaestroMM em 20/05/24 14:37 comentada em 21/05/2024 13:27 Fala pessoal! Para quem gostar de história, aqui vai uma kkkkkkRecentemente eu fiz um post pedindo dicas e conselhos aqui na comunidade a respeito da entrevista para tirar o visto americano, afinal, foi minha primeira vez, confesso que estava ansioso e tentei manter a calma. No post, o Bastter citou uma frase que eu salvei e quando ficava muito ansioso eu ia ler novamente, pq afinal, é pura verdade:“Se não deixarem você entrar nos EUA, entre em outros lugares, danesse”, então obrigado! Você ajudou a me tranquilizar um pouco. A entrevista estava marcada para 9:45 do dia 20 de maio em Recife. Eu moro em uma cidade do interior, peguei um ônibus da minha cidade saindo de 22;30 e chegando as 6:30 em Rec. Já fui direto para o local do consulado, como não pode entrar com nenhum objeto, ao redor possui um incrível comércio paralelo que gira em torno das pessoas interessadas em viajar para os USA. Guardei minha mochila, celular, e fiquei só com meus documentos na mão, acho que levei umas 220 páginas de documentos. O pessoal que fica por lá me recomendaram ficar pela frente que os horários estavam sendo adiantados, isso aí já ia dar 8horas. Então fui e fiquei esperando minha vez.Ficávamos todos na calçada da Embaixada, o rapaz chamava a cada 15 minutos para formar a fila, 8 horas, 8:15, 8:30, etc. O tempo foi passando e nada de horário adiantado, na verdade, fiquei foi cansado de ficar parado, já estava começando a ficar de mal humor de tanto conversar kkkkk e ia olhando o pessoal entrando e dando ansiedade novamente. Chegou 9:30 e deu o horário para formamos a fila de 9:45. Nesse meio tempo fiz amizade com um pessoal, estávamos em sequência na fila, uma família (esposo, esposa e 2 filhos pequenos, vieram só para tirar o visto também, moram a 9 horas de distância de carro), uma jovem que a menos de 1 mês abriu um pequeno restaurante em uma cidade próximo a Recife e uma professora concursada do Espírito Santo, veio com o esposo só para tirar o visto também(Depois eu volto para esse pessoal)Entramos no Consulado, passamos pelo Raio X, fomos colher a biometria e esperamos chamar nossos nomes. Ao nos chamarem, pegamos outra fila e essa já era a fila para a entrevista, parece que vai chegando mais perto e dando mais nervoso, mas até que controlei bem, respirei bem, fiquei com postura e relembrei da frase do Bastter pela terceira e última vez antes da entrevista. Eu acho muito louco, é uma fila indiana e você escuta tudo o que estão falando, parece que você está indo comprar uma passagem de ônibus kkkkkkk A família foi a primeira, foram reprovados. Logo depois, a dona do restaurante, aprovada.(Essas foram entrevistadas do outro lado e não escutei as perguntas, só vi a reação e lá fora me confirmaram) A professora foi atendida em minha frente, ela falou bem, concursada a 10 anos, tinha carta convite, outras viagens, o esposo já tinha visto e simplesmente: REPROVADA. Aí eu gelei mais ainda, na hora que ela foi reprovada, um senhor me chamou ao lado dela e foi falando:Entrevistador: “Bom dia! Seu passaporte” e o sotaque de americano que fala português.Ai eu, “Bom dia! Aqui. O antigo passaporte também?” Ai ele pegou e me perguntou; “para onde você quer ir nos Estados Unidos?” Eu respondi: “New York” Ele perguntou logo em seguida” você já viajou antes?”Eu respondi; “Sim, mês passado fui para…. “ confesso que nessa hora me deu um branco e eu achei que tinha me ferrado, acho que dei uma travada de 3 segundos tentando lembrar, ai depois continuei “A… Alemanha, Áustria, Rep. tcheca, Eslova…” Aí o cara me interrompeu e disse “ok.” Ficou uns 40 seg só digitando e olhando para a tela. Fez outra pergunta: “essa empresa XXX é sua?” eu respondi: “não, essa empresa é do meu avô, mas eu possuo um CNPJ, estou aqui com o contrato social caso você queira ver.” (Eu coloquei no formulário que trabalho nessa empresa que ele me perguntou mesmo) Ai ele “então… você trabalha para o seu avô.. ok. Você mora com ele?” Ai eu “não, moro com minha mãe” Continuou digitando… e perguntou “você tem algum parente nos EUA?” Eu respondi que não. Ele perguntou quando eu iria viajar, eu disse “Pretendo ir dia 01 a 10 de março de 2025” (foi a mesma data do formulário e não, eu não tinha nada pago e talvez nem consiga ir ano que vem) Depois de uns 10 seg, ele começou a procurar algo, pegou o papel de quando a pessoa é reprovado, mas foi pq estava cobrindo o carimbo e finalmente disse “seu visto está APROVADO!”Desculpa o textão pessoal, mas estou muito feliz e gostaria de compartilhar com vocês!!!