Conversando com meus pais este final de semana sobre o fechamento do IR dele, etc etc. Tudo normal e bem simples (meu pai aposentado com salário mínimo e ainda trabalha (escolha dele) para completar a renda, e minha mãe nunca teve rendimentos, cuida da casa). Enfim, tudo normal, simples e com #pas.
Na semana passada eles foram ao banco, por vontade própria da minha mãe, para colocar o nome do meu pai em conjunto na conta poupança dela. Isso nunca interferiu em nada na harmonia deles, mas como minha mãe queria, meu pai fez. Porém, no banco havia um gerente muito educado e simpático (palavras da minha mãe) que vendeu a eles uma previdência privada... Resumo, eles tinham uma reserva em poupança que cobriria +/- uns 28 meses dos custos normais da casa, e o tal gerente fez eles “investirem” mais de 60% desta reserva na previdência do banco.
O que me preocupou foi que não é um valor tão alto, mas, para meus pais, é. E no caso de alguma emergência este dinheiro não estaria disponível rapidamente.
Enfim, alguém teria alguma sugestão do que fazer? Ou não fazer nada é melhor ação mesmo?
Detalhe importante, meus pais estão chegando aos 80 anos. E eu não me meto nas finanças deles (minha mãe sempre poupou a vida inteira em pouquinho do que meu pai ganha na poupança, e sempre correu tudo tranquilo), apenas faço o IR do meu pai, e também tenho irmãs, mas que não estão nem aí para qualquer tipo de planejamento financeiro, sejam delas ou dos meus pais.