Tenho feito terapia há quase 3 anos e durante esse tempo consegui conquistar um pouco de paz mental, aprendi a observar melhor meu comportamento, muitas vezes obsessivo e também como as outras pessoas podem e tendem a me influenciar.
Muitos dizem não ser obsessivos ou terem problemas parecidos, mas vejo isso como muito comum, principalmente em pessoas ansiosas que tem dificuldade de respeitar o tempo que as coisas demoram, e imagino com o mundo rápido de hoje, a quantidade de ansiosos tende a só aumentar.
Inclusive, hoje existe uma cultura de vangloriar a obsessão, tudo é sobre o melhor, o que investiu mais tempo, o que se dedicou ao máximo, acaba virando um pré-requisito pra ser um humano desse século ter uma obsessão sobre algo. É criada uma falta necessidade de ser obsessivo pra "vencer" na vida, seja lá o que significa isso.
Então, vamos a historinha. Já fui de fazer academia, inclusive tomava drink de proteína, pré-treino, caseína, massa entre outros e até cheguei a cogitar tomar "suco", perdia meu tempo vendo influencers e "apaixonado pelo esporte", era uma obsessão, mas nos últimos 10 anos eu deixei isso de lado completamente, ganhei uns quilos e realizei outros objetivos na minha vida. Tudo que fiz na vida, seja no trabalho ou em relacionamentos seguiram esse padrão, até que comecei a me tratar.
Um amigo que participou desse recente período dos 10 anos de realizações na minha vida, frequentemente conversava comigo, jogavamos juntos e tinhamos uma relação saudável, mas recentemente voltou a essa de academia, comprou umas 10 tranqueiras diferentes pra tomar e inclusive começou a fazer comentários sem graça e ruins sobre mim, por eu não fazer e inclusive estar um pouco acima do peso (ele também está) e como "não faço o que preciso pra mudar de físico rápido".
Dessa vez, com ajuda da minha psicologa, eu consegui compreender a situação e não cair na mesma, já estou há um tempo fazendo caminhadas e tentando ter uma relação saudável com o esporte a atividade física, melhorando gradualmente minha saúde. E também cortei a amizade, pra que continuar falando com alguém que não me respeita?
Não é necessário ser extremo em tudo que faz, essas obsessões fazem muito mal para nós. Não seja um apaixonado por tudo, gaste suas emoções com sua família e talvez direcione essa energia da obsessão em ter uma vida sem obsessões, respeitando o tempo que tudo deve ter.
Nos investimentos é a mesma coisa, já perdi muito tempo procurando o melhor investimento, algo que faça chegar aos objetivos mais rápido, mas depois de muito tempo vi que a única coisa que deu certo nos investimentos foi a que eu invisto há muito tempo, a paciência de não girar e estar "comprado" independente do que aconteça.
Pra finalizar, um terapia com um profissional muda tudo, vale o investimento. Se você se identificou comigo, eu sugiro que procure um também e tenha paciência com essa jornada de recuperação da sua paz mental, ou seja lá o que busca.