Link para o FAQ- O primeiro passo é negociação por parte dos representantes da empresa. Os conselhos das empresas estão sempre em busca de operações que julgam interesantes. Quando estas negociações envolvem a venda ou fusão da empresa, os acionistas são comunicados e suas aprovações solicitadas.
- Assembleias são marcadas para que os acionistas, os donos da empresa, deem o aval para o proseguimento ou não da operação negociada pelo conselho.
- A aprovação dos acionistas das empresas envolvidas é grande passo na conclusão de compra/venda/fusao de uma empresa porém não é o ultimo. Para que operação seja concluída os orgãos reguladores dos países onde as empresas atuam precisam aprovar. Estas instituições iram analisar se a operação pode trazer prejuizos para os consumidores e/ou mercado. Quanto maior operação mais complexa essa analise. Inclusive algumas vezes essas analises podem demorar bastante tempo.
- Com a autorização dos orgãos reguladores as empresas envolvidas correm para finalizar os ultimos detalhes e concluir a operação. Esse processo tende a ser bem rápido pois as empresas querem concluir tudo isso o quanto antes.
O que fazer em uma situação de OPA?
1 - Ter calma e identificar em qual etapa a OPA está.
2 - Aguardar TODAS as aprovações da operação.
3 - Analisar as consequencias da OPA e tomar sua decisão. Se a compra envolver dinheiro o investidor pode só esperar o dinheiro cair na conta. Se a compra envolver ações de outra empresa, o investidor pode vender as ações caso não queira ações da nova empresa ou aguardar a conversão.
obs1: Mesmo que o investidor não tenha conhecimento da OPA e não faça nada, ele vai receber o que tem direito.
obs2: Ao comprar ativos no exterior é recomendado se increver no site de RI da mesma. Fazendo isso a o investidor será sempre informado de eventos como esse.