Ainda sou um Zé Continha. A bastter.com tem me ajudado no processo e hoje sou menos ZC do que era antes, mas ainda guardo traços.
E, como todo bom ser humano, tento as vezes racionalizar alguns comportamentos. Por exemplo, meu traço de economia burra se manifesta no consumo de cerveja em bares e restaurantes. Pagar 13 reais numa cerveja acho um absurdo. 3 delas já são 50 reais. Daí, não tomo. A racionalização vem quando penso "ótimo, estou economizando E evitando consumir algo que me faz mal".
Assim, tomo cerveja muito raramente, geralmente em casa, e uma cerveja de melhor qualidade. Fora de casa, as vezes abro exceção em eventos sociais. Pra mim, faz sentido.
Ja outro aspecto de ser Zé Continha é algo que melhorei. Até pouco tempo atrás, uns 3 anos, eu achava desperdício de dinheiro pagar guias de turismo para fazer quaisquer tipos de tour. Trilhas, passeios guiados em cidades, etc.
Mas fui vendo o quanto ser acompanhado por alguém que entende daquele contexto ali é importante.
Andando sozinho, muitas vezes um prédio e só um amontoado de tijolo e cimento. Uma planta é só mato. Ter a companhia de um guia acaba enriquecendo demais aquele tour, aquela viagem, aquela trilha. Além disso, tem o fator social. Muitas cidades vivem exclusivamente do turismo, e você está de tabela auxiliando todo aquele ecossistema ali. Parei, então, de ver esse tipo de gasto como desnecessário, e inclusive o vejo como um investimento com retorno excelente. Ainda mais quando direciono o dinheiro da cerveja para isso.
Enfim. Minhas férias estão acabando, fiz viagens maravilhosas, e resolvi compartilhar esse texto aqui para lerem, ou não, é comentarem algo, ou não. E espero que ele consiga ajudar alguém de alguma forma.