9 Inventário - Juntar $ para o Imposto comentada em 09/06/2024 12:13 Assuntos Gerais Carla7953 em 06/06/24 12:57 comentada em 09/06/2024 12:13 Gostaria de ouvir as sugestões da comunidade! Resumindo o rolo: 1- O pai do meu filho faleceu. Esse pai era inventariante da mãe e do irmão. Este inventário estava correndo há 10 anos na Justiça gratuita. Meu filho, de 33 anos, que mora fora, foi alçado à condição de inventariante. Ainda deve durar bons 2-3 anos. Envolve 4 imóveis. Em alguns dos imóveis, o Imposto de Transmissão causa mortis vai ter que ser pago 3-4 vezes: irmão>mãe>pai>meu filho.Gostaria de ajudar meu filho no pagamento deste imposto. Posso doar para ele cerca de 50 mil reais por ano e , na hora do pagamento, "emprestar" o que estiver faltando.Penso em ir juntando numa "cesta" separada, já no nome do meu filho.QUE CESTA DEVERÁ SER? Tesouro Direto +IPCA - para 3 anos? Poupança mesmo? Outra classe de ativo?2- Os imóveis eram administrados por uma empresa de um "amigo" do meu filho. Imagina que não pagaram o IPTU dos imóveis desde 2021. Parte está na divida ativa e outra ainda não. O tal "amigo" se comprometeu a pagar 4 mil reais por mês e pegou os boletos na dívida ativa.Dívida total - cerca de 90 mil!! Estou insistindo numa confissão de dívida e meu filho acha que não será necessário. O que vcs acham?Alguma sugestão?