Link para o FAQTrecho retirado do livro O Investidor Global:
"Uma das dúvidas mais comuns quando o investidor começa a estudar os REITs, é sobre o tamanho das dívidas, o que muitas vezes traz insegurança quanto aos ativos. Esse comportamento é ainda mais comum para aqueles que estão acostumados a investir e/ou estudar em ações no exterior e lidar, normalmente, com empresas com pouca ou nenhuma dívida.
O que esses investidores ainda não compreenderam é que para a grande maioria dos REITs, as dívidas são catalisadores de crescimento extremamente importantes. Juntamente com a emissão de novas ações, utilizar dinheiro de terceiros é a única forma que esse tipo de empresa tem de expandir seu portfólio de ativos, já que a maior parte dos valores gerados dos aluguéis são distribuídos como dividendos.
Nesse aspecto específico os REITs trabalham como bancos. Os bancos utilizam os montantes acumulados dos depósitos de seus clientes como sua principal ferramenta geradora de renda ao emprestar dinheiro a empresas e outros clientes cobrando juros. No caso do REITs, eles pegam dinheiro de terceiros e compram novos imóveis, que, consequentemente, irão gerar maiores receitas que serão utilizadas nos pagamentos dos juros das dívidas, bem como nos proventos distribuídos.
Foi justamente utilizando esse tipo de estratégia que a grande maioria dos REITs conseguiu crescer de forma expressiva ao longo de sua existência, chegando a alcançar portfólios com alguns milhares de imóveis."