Hoje estamos vivendo um período em que somos obrigados a ter celular. Ele faz parte das nossas vidas pois temos que mandar email, usar banco digital, checar WhatsApp de trabalho. O problema é que dentro dele estão as redes sociais e todo tipo de porcaria que leva ao vício em telas.
Apagar redes sociais não é possível para todo mundo, pois muita gente usa elas hoje em dia como ferramenta de trabalho!
Bem, eu consigo viver sem qualquer tipo de droga, cigarro ou álcool, mas o celular é a droga perfeita. Ele vicia mas não mata o usuário, ele é impossível de largar, porque faz parte da vida o uso diário. Estudos de Ressonância magnética funcional mostram que videos curtos e rápidos como shorts do YouTube, Reels de Instagram ou do TikTok ativam áreas semelhantes aos do uso de cocaína no cérebro, levam a mecanismos de recompensa semelhantes e descarga de dopamina que chegam de forma super disfarçada e a gente nem nota.
O problema do viciado é que ele nem percebe que está viciado. Mas tem características que são típicas:
- Acorda e já procura a droga (celular).
- A droga (do celular) atrapalha a interação social com família e amigos.
- A droga (celular) atrapalha o trabalho.
- Se alguém tira de você o motivo de vício, a reação é raivosa.
Vou começar com alguns exemplos de atividades que tenho feito para tentar reduzir o uso, mas que não é fácil:
- Ler livro físico ou no Kindle.
- Tocar violão.
- Desenhar.
- Estudar assuntos que me interessem.
- Convidar amigos para jantar e conversar...
A minha proposta aqui é criar uma lista de atividades prazeirosas para quem quer ficar mais tempo longe do celular de forma saudável. É saber o que vocês sabem para não cair na ratoeira de dopamina que o celular gera. E sempre que estiver sem ideias ou entediado, vir aqui buscar alguma para fazer...