Trabalho em uma vidraçaria.
Eis que esses dias chega um cliente, o senhor Joaquim, de uns quase 70 anos de idade... Ele foi pra fechar um orçamento que tinha feito com meu chefe. Como ele não estava lá, eu o atendi.
Apresentei o orçamento pra ele, e expliquei as opções de pagamento.
- O senhor pode pagar a vista com desconto, ou no cartão em até 6x sem juros.
Ele responde meio agitado:
- Parcelado? Não, nunca paguei nada parcelado, só pago à vista.
Isso ficou na minha cabeça.
Ele fechou o serviço, e fizemos a instalação na casa dele, era uma casa para alugar.
Hoje, passado alguns dias após finalizarmos o serviço, estava passando na frente da casa onde fizemos a instalação e ele estava lá, pintando o portão da casa, e decidi parar pra falar com ele. Ele estava retocando a casa pois ia mudar um inquilino novo.
Puxei a assunto como o velho, que é bem simpático. Comecei a perguntar pra ele sobre a casa. A casa em questão ele construiu por volta dos 40 anos de idade.
Ele disse:
- Eu era boia fria, e falava para o pessoal que ia construir casa e o pessoal tirava sarro da minha cara e falavam: 'como você vai construir casa rapaz, você é boia fria!'. Pois depois de um tempo eu comecei a trabalhar de caminhoneiro e a ganhar um pouco mais, e fui juntando dinheiro, e depois comecei a vender jeans, e depois comecei a vender minhas próprias calças que eu e minha esposa fazíamos, ela produzia e eu saia viajar pra vender as roupas.
Com o dinheiro que ele foi juntando, construiu a casa que ele estava pintando o portão, onde ele morou por muito tempo, e hoje ele aluga. Têm várias casas de aluguel na cidade, e anda de carro zero.
Ele disse:
- O pessoal falava que eu não ia conseguir construir casa por que era pobre e dava risada de mim. Hoje sou eu que dou risada deles hehehe
Ele nem deve saber o que é ação, renda variável, etc. Mas era boia fria, e deu casa de presente para os filhos poderem morar...