Olá turma,
Eu sou um jovem de 30 anos que atualmente tem um chefe muito complicado.
Aqui na comunidade prega muito a questão de não ser reativo, mas as vezes eu acho que o meu maior defeito é exatamente o oposto, eu não sou nada reativo.
Por exemplo, no último final de semana aconteceu um erro grave em um evento na empresa onde trabalho, a causa do erro foi um conjunto de falhas, inclusive falta de treinamento por parte da empresa e gestão, só que ao invés de tentarem entender o motivo, treinar, etc. Me culparam (isso acontece com frequência).
Na reunião eu comecei a tentar me explicar mas após isso o diretor levantou a voz e eu simplesmente fiquei calado e passei a concordar, demonstrando que ele tem razão para que não levantasse mais a voz.
De fato, eu tinha uma parte de culpa nessa falha, mas por outro lado, eu venho acertado e muito, sou um excelente profissional.
Já a uns 4 dias fico remoendo esse acontecimento na cabeça, inclusive peguei uma baita duma gripe, acredito que o motivo seja a baixa imunidade do sistema imunológico, fiquei abalado. ?? (isso é possível?)
Além de remoer, fico imaginando possíveis cenários onde eu poderia tentar me defender, coisas que eu devia ter dito, feito, etc.
Queria saber a experiência de vocês, como não ser reativo e não deixar ninguém te destruir psicologicamente?
Alguns irão falar para se afastar, mas como se afastar do trabalho? Sou imigrante como técnico especialista e preciso do trampo para continuar morando aqui. Infelizmente a minha vaga não tem muitas opções por ser bem nichada.