Senhores, há 8 anos temos uma cachorra em casa. Ela sempre foi muito dócil e tranquila.
eu e ela tinhamos uma rotina de caminhada diária, passeio na praia e outras atividades. Nossa ideia foi sempre educá-la e não praticar humanização. E ela sempre aprendeu tudo corretamente. Em um ponto eu não obtive muito êxito : ela sempre demonstrou medo de cachorros maiores, e latia nos passeios quando se aproximava de um.
Ok, fomos levando e vivendo momentos maravilhos com ela. Há cerca de 1 ano minha esposa engravidou e minha rotina ficou bastante alterada também por outros fatores, de modo que eu não conseguia mais fazer as caminhadas de rotina.
Daí optamos por colocá-la em um creche. A principio eu estava um pouco contrariado com a ideia, mas tive que aceitar pelas novas condições que estavamos vivendo.
E logo notei algo que me incomodava. Os cães eram humanizados aos extremo, do tipo de "chorar" na porta de cheche. os próprios profissionais recebem os cachorros aos gritos e pulinhos, algo que eu sempre evitei ao máximo em minha casa.
e agora, passado 1 ano eu observei que minha cachorra. (isso foi algo gradual, mas agora se tornou muito evidente)
não fica mais sozinha em casa, a todo momento ela me procura e só fica ao meu lado. Ao andar pela casa, cozinhar etc é muito comum que eu tropeçe nela, pois aonde eu vou, ela vai.
Enquanto estamos fazendo as refeiçoes ela fica literamente grudada nas minhas pernas, em pé mesmo e parece estar sempre alerta
ela se tornou assustada com o barulho de vento, e passou a nos acordar de madrugada batendo na porta do quarto. para não acordar o bebê acabamos deixando ela dormir aqui ao pé da cama, e ela acorda de madruga (e nos acorda junto) pq fica perambulando pelo quarto, demonstrando certa ansiedade com o barulho do vento.
Eu não sei o que fazer, nem sei qual medida adotar.. essa semana retomei as caminhadas diárias, mesmo que isso me custe bastante e decidi retirá-la da creche.
O que posso fazer para tentar amenizar ou melhorar essa situação ? abraços