Olá meus amigos, tudo certo? Estou em fase de planejamento de um negócio, e queria a opinião de algum empresário ou contador quanto ao planejamento tributário dele.
A ideia é a seguinte: minha candidata a futura empresa prospectará clientes para atendimento de profissionais de psicologia online. Fecharemos pacotes de atendimento trimestrais ou semestrais e minha empresa receberá do cliente e eu pagarei os profissionais separadamente conforme quantidade de horas atendidas. No caso os profissionais seriam fornecedores do serviço para a minha empresa atendendo meus clientes.
Com isso surgem duas principais dúvidas:
1) Alguém sabe que enquadramento tributário eu teria em cima do meu faturamento? Pra poder formar meus preços e analisar a viabilidade do negócio, essa informação seria muito importante. Essa pedra está no meu sapato, pois inadimplência, custos operacionais e demais já tenho uma boa ideia, o problema está sendo essa questão tributária mesmo.
2) Eu tenho um benchmark (empresa que estou me inspirando). Com o CNPJ dela é possível um profissional fazer consultas e descobrir como é o pagamento de impostos dessa empresa?
Já me esquivando das voadoras e parafraseando Boça, vou fazer uns adendos abaixo:
- Sim, é claro que procurarei um profissional de Contabilidade para uma consultoria mais aprofundada e também os serviços desse ou outro profissional para a contabilidade da empresa, mas como aqui com certeza temos muitos profissionais e empresários tarimbados, um tópico aqui pode ser muito enriquecedor além de talvez encontrar algum profissional que tenha experiência e/ou muita vontade de ajudar, o que pode virar uma consultoria remunerada é claro;
- Quanto a parte de conselho de classe, não é uma preocupação agora, inclusive o modelo de negócio poderia ser para enfermeiros, fisioterautas, médicos, etc. Ou seja, é um problema que não estou focando agora.
Obrigado a todos pela atenção.