Agora instalado na nova casa finalmente posso falar e assegurar como este local me ajudou no processo. Aqui vão minhas dicas e impressões:
1 - Advogado foi essencial: Tanto para investigar a vida do imóvel como para facilitar as coisas (o que contratei também era despachante) e ajuda a fazer tudo certinho (sim tinha um picareta que queria me vender um imóvel só que ele nem dono era, queria fazer uma triangulação financeira pois ele era cheio de processo trabalhista nas costas)
2 - CAIXA Econômica é o pior lugar do mundo: Simplesmente cobram $$$ (R$3500,00) para você sacar seu próprio dinheiro do FGTS e fazem cara feia se você não vai fazer financiamento (literalmente só consegui fazer a operação do FGTS depois de abrir uma conta, eles são terríveis... Ficam assediando para termos "um relacionamento" para ambas as partes.
3 - Corretor é uma coisa complicada: É impressionante como às vezes parece que eles não servem para NADA, só estão lá para pegar o TOCO deles e cair fora. Você vai visitar o imóvel e perguntas básicas eles não sabem: P-"Esse apto tá com o IPTU em dia?" R-"Não sei, deve estar". P-"Sabe se a água é individualizada, sabe se tem poço?" R-"Não sei". P-"Quanto é o condomínio, está com alguma taxa extra? R-"Posso falar com o dono para ver isso".
4 - Reforma: Faça antes de se mudar se puder, e separe um dinheiro pois pedreiro geralmente só com cash/pix. E imprevistos acontecem, prazos de obra nunca são cumpridos;
5 - Arquiteto: Se tiver orçamento vale muito a pena, eles tem sacadas que ajudam a melhorar o ambiente. Apesar de termos que cortar as asinhas deles por vezes, pois projetar algo que não se vai pagar pode as vezes ser bem caro ou ter partes delirantes.
6 - Marceneiro ou Loja de Moveis Planejados? O primeiro tende a ser mais barato, mas com acabamento inferior, o segundo é mais caro mas dá aaaagarantia e geralmente aceita pagamento via cartão de crédito parcelado. Quase dava azar pois muitas fábricas de móveis são no RS, nossos móveis saíram de Bento Gonçalves 2 dias antes as chuvas torrenciais, aí as entregas após a tragédia ficaram comprometidas (isso é caso fortuito mas hoje em dia bom ficar no radar).