Ontem o meu irmão pediu para falar comigo, era para falar sobre finanças.
Fizemos uma reunião virtual. Ele já abriu nossa conversa com a seguinte frase "Preciso da sua ajuda pois apareceu uma oportunidade de ganhar bastante dinheiro rápido". Ao ouvir o termo "oportunidade" já pensei: "Vish, é golpe"
O ouvi pelos primeiros minutos. Era a história de um conhecido de um colega de um parente de um cunhado de um amigo dele. Era um pouco diferente disso mas vocês pegaram a ideia...
Essa última pessoa "tem" um parente na Turquia que "morreu" e foi avisado que teria direito a uma herança. Meu irmão precisava da minha ajuda sobre como proceder para entender se uns documentos eram reais ou não, que passos tomar, como agir, como trazer esse dinheiro para o Brasil, e entender quais seriam as sequência de passos para fazer a coisa andar e liberar o dinheiro da herança. Depois fiquei sabendo que o valor eram 9.5 milhões de dólares.
Ele contou a história, mostrou uma "carta juramentada", o nome de um "advogado" lá da Turquia que é o ponto de contato lá, umas "carteirinhas de OAB" da Turquia, uns emails... E claro, algumas taxas que precisariam ser pagas. Enfim... vocês já entenderam.
Pois bem. Deixei ele falar e fiz as seguintes perguntas tentando fazê-lo perceber o absurdo:
- Você não acha que isso é um assunto para um bom advogado? Ainda mais sendo um assunto sucessório internacional?
- Porque alguém te daria tanto dinheiro, só para vc ler uns documentos em inglês, e no fim das contas dizer para a pessoa "contrate um advogado"?
- Porque a própria pessoa não toca esse assunto? "Ele é meio velho e talvez não saiba mexer com essas coisas"
- Porque um banco iria entrar em contato com alguém, expondo que a pessoa tem conta e principalmente o saldo? "Talvez o onrevog queira desovar esses dinheiros parados nas contas de lá"
- Qual é o grau de parentesco dessa pessoa daqui com a pessoa que morreu na Turquia? "Não sei, talvez fosse tio, talvez seja irmão"
- Porque esse advogado/empresa que enviou esse email tem um email minhaempresa@gmail.com e não @ do domínio próprio?
- Porque esse email que vc tem parece que foi escrito em 1995 com essas cores e fontes com cara de FrontPage?
- Porque a pessoa que recebeu esse pix aqui de 5000 reais tem uma conta no mercado pago? Uma empresa/intermediário que vai intermediar 9.5 milhões de dólares usa mercado pago? Obs.: ou alguém nessa cadeia já tinha caído no golpe e já pagado algo
Depois de umas respostas não muito satisfatórias e recheadas de "talvez", mandei a real: "É golpe"
Comentei sobre sigilo bancário, regra sucessória onde no Brasil irmão e tios não são herdeiros necessários, sobre golpistas usarem o nome de terceiros sem eles saberem...
Ele ficou 98% convencido. 98%. Não 100%.
Procurei o nome da pessoa que recebeu o pix na internet: vários processos. Condenações criminais. Despacho de juiz mandando executar sentença... Processo envolvendo tráfico de drogas.... Aí ele passou a acreditar 99% que era golpe.
Ele só acreditou 100% que era golpe quando enviou um email para o "advogado" da Turquia no email @gmail e com cópia para o @empresa_turca que ele veio a descobrir na internet. Ele recebeu uma resposta do email @gmail e tirando o @empresa_turca da cópia. Uma resposta que parecia escrito por uma criança de 13 anos. Aí ele se convenceu 100%. Ufa!
Enfim, fiquei negativamente surpreso com a falta de sendo crítico do meu irmão, mas pelo menos o ajudei a não cair num golpe.
Mas ficou a dúvida: como pode alguém não se fazer algumas perguntas básicas como essa?