Sim eu sempre assumo que estou errado em tudo e a culpa é minha e devo assumir responsabilidade e correr atrás pq ninguem vai fazer por mim, mas na questão médico eu confesso que estou num beco sem saída
Tenho plano de saúde do bancão vermelho, vou citar algumas situações que passei com diversos médicos, incluindo esposa e filho (todas as consultas foram particular com reembolso parcial, apenas uns 10% pelo plano pq na minha cidade poucos médicos atendem pelo plano):
SITUACOES DE EXEMPLO (REAIS):1 - Otorrino: esposa quase sem falar, olhou a garganta, disse que era infecção bacteriana e deu antibiótico (sem exame nem nada), como o atendimento foi meio robotizado fomos no PS pq a situação estava feia e na verdade era refluxo, foi passado um medicamento para refluxo (nao lembro pq faz mto tempo) e resolveu mto rapido.
2 - Eu estava com 40 de febre redondos e corpo muito ruim, dor nas costas, tosse, pontadas na cabeça. Fui no PS pelo plano, fiquei 3h pra ser atendido e a médica escutou meu pulmão, disse pra eu tomar corticóide pq era influenza (ela não me testou, não olhou garganta, não pediu raio X do pulmão, nada). Perguntei novamente se não tinha necessidade dessas verificações e tbm falei que tinha mtos casos de dengue no meu condomínio mas ela disse que pela tosse não era dengue. Desconfiei e liguei para um colega médico, disse pra sair de lá pq corticóide com influenza/possivel dengue poderia agravar o caso por derrubar a imunidade.
Depois descobrimos que só o hospital tinha teste pra influenza e se confirmado, um medicamento chamado oseltamivir, ministrado nas primeiras 48h dos sintomas, teria me dado um alivio (foi bem pesado mesmo esse episódio).
3 - Meu filho voltou um dia da escola tossindo seco, tinha mudado recentemente pra ca entao fomos numa pediatra indicada, ela escutou o pulmão e disse que estava chiando, receitou bombinha e disse que era um teste, se melhorasse, podia fazre uso contínuo pra sempre!!!!!!!! Fomos no PS pq ele estava bem mal e a médica lá dessa vez disse "PELO AMOR DE DEUS ISSO EH UMA VIROSE", gerenciamos a febre com antitérmico e ele nunca mais teve nada.
Resumindo, apenas um pneumologista e essa médica que descartou a bombinha no PS foram os mais sensatos nas varias consultas/visitas ao PS que fizemos na cidade, o topico ia ficar muito extenso, mas fora os erros fatais (inclusive de familiares), vemos isso diariamente, incluindo amigos que tbm tem filhos pequenos.
Vcs notaram essa queda na qualidade dos médicos nos últimos tempos? Qual a causa disso estar acontecendo? Isso foi mais um desabafo/coleta de feedbacks, eu sei que eu sou o problema e vou analisar mudar pra capital (apesar de não gostar da qualidade de vida lá), visto que lá eu conseguia ter acesso a médicos de qualidade, mesmo pelo plano.
Detalhe: em TODAS as situações mencionadas acima, nunca ficamos menos de 2h aguardando atendimento, seja no PS ou no consultório, não estou exagerando, de coração, acho isso extremamente desrespeitoso e jamais faria isso com algum cliente no meu trabalho, inevitavelmente gera um sentimento de ranço da classe como um todo, parecendo se sentirem superiores.