Eu entendo o conceito.. não é investimento, não precisa se importar com taxa etc.
Sei que serve para um gasto inesperado, fazer uma viagem, comprar algo que goste à vista com desconto e por aí vai.
O que me faz pensar é em relação à liquidez da poupança. Já aconteceu com vocês de precisar com urgência sacar um dinheiro à vista às 03:00 da manhã de um domingo?
Hoje com pix, cartão de crédito, cheque especial sem juros por 10 dias (este em último caso), vejo que poderia somente acumular patrimônio em valor e sacar algum valor caso precise, como por exemplo algum tesouro selic, que em até 1 dia está na conta corrente.
Exemplo: Semana passada minha noiva quebrou um dente. No outro dia fomos ao dentista, passei o cartão à vista e vou usar dinheiro de alguma renda fixa ou do salário para pagar somente no mês que vem quando a fatura chegar. Acredito que esta seja uma situação que se enquadre nos gastos de reserva de emergência. E caso eu retire de alguma classe de ativos que esteja no BS e ficar pra trás, é só aportar de novo.
Alguém poderia me esclarecer se me visão está errada?