Eu sempre tive um estranhamento sobre cemitérios. Locais enormes, calmos, arborizados, bem localizados e... vazios.
Sempre senti uma insensatez nestes locais que criam pequenos monumentos para celebrar a saudade de quem está vivo. E estes monumentos perpetuam nosso ego a depender do tamanho e arquitetura, isso sem contar em brigas familiares sobre quem vai usar a cova de quem.
Agora, tirando o simbolismo, cemitérios não passam de enormes entulhos de ossos com enorme impacto ambiental e custo social. Não vou lutar contra isso, são dogmas e vou respeitar o caminho escolhido pela maioria. Não vou vandalizar cemitérios, não vou fazer passeata em velório.
Mas minha escolha pessoal é não ser um peso. Afinal, a morte é um problema dos vivos, não é mesmo?
Compartilho a foto dessa árvore que foi plantada com a mistura das cinzas de meu pai. Já se foram quase oito anos. Ele tinha um pensamento similar ao meu e foi seu desejo pessoal. Talvez alguns achem essa simbologia até mais mórbida, mas eu acho mais bonito e útil que uma caixa de concreto no meio do chão.
Portanto vejam uma nova perspectiva. A cremação tem igualmente a sua simbologia, o seu ritual. E se você for mais sensato, vai descobrir que é mais ecológico e barato. Apenas pense nisso.