Fala pessoal, tenho 34 anos e sou servidor público há quase 10 anos, com uma renda líquida aproximada de R$10mil, que corresponde a 50% da renda familiar. Apenas esse valor não sustenta a família atualmente, mas é uma excelente linha de base para saber que não vou ficar sem pagar as taxas básicas (plano de saúde, escola do filho, condomínio, água, luz etc).
Acontece que, recentemente, consegui a primeira vaga como desenvolvedor de software remoto para uma empresa do exterior, faturando 3x mais por mês (tudo atualmente é distribuição de lucro depois de pagar os impostos da empresa). Aguardei um período de alguns meses para mitigar o risco, mas estou chegando numa fase de esgotamento mental e físico com os dois trabalhos em paralelo (6h no serviço público híbrido e 8h no trabalho gringo).
Considerando a mudança de vida recente, estou muito inseguro em pedir exoneração no serviço público, uma vez que não há aagarantia de conseguir pegar outros contratos imediatamente após esse ser encerrado, o que pode acontecer em 1 mês, 6 meses ou, na melhor das hipóteses, 2 anos.
Eu li o post do ThiagoDV (
Sobre evoluir profissionalmente para ter liberdade de escolha - #VAILÁEFAZ! - Bastter.com) onde ele expôs a coragem de pedir exoneração e viver apenas do trabalho remoto, mas ainda não tenho essa coragem, por isso vim aqui pedir conselhos de como tomar essa decisão de forma mais tranquila e buscando a #PAS.