Olá meu povo
Eu sempre tive dificuldade em definir a % do patrimônio nas classes de ativos (eu disse classe, os ativos sempre optei por pesos iguais) e como cheguei a um norte em meus estudos aqui da Bastter.com, resolvi trazer esse tópico que talvez ajude alguém com o mesmo dilema.
vou dividir em parte 1, 2 2 3
Parte 1
A logica foi a seguinte usei uma regrinha velha chamada regra dos 100, que consiste em 100- sua idade, o resultado seria o quanto % do patrimônio 'deveria ir" para renda variável.
Então num exemplo, o ser humano tem 30 anos,100-30=70 então iria 30% renda fixa(sua idade) e 70% renda variável. parte 1 OK
parte 2
Nos FAQs / livros aqui da Bastter.com, li que não é legal ter mais de 60% em uma única classe. Junto a isso, li também que SE for fazer mudanças nos % das CLASSES, que façamos isso anualmente ou até a cada 2 anos. parte 2 ok
parte 3
Agora se juntarmos a parte 1 e 2, pode-se fazer ajustes anuais com base na sua idade, do que vai para renda fixa ou variável. Usando o exemplo da parte 1, o ser humano com 32 anos teria 32% renda fixa e 68% em renda variável. Isso EM TESE aconteceria ATE os 60 anos, onde essa pessoa teria 60% em renda fixa e 40% em renda variável e ficaria nesses % pra sempre (ou não).
OBS: Dentro da parte de renda variável vai de cada um, mas EU optei por pesos iguais nas 4 classes que invisto (ações, fiis, stocks e reits) (sou burro e não tenho como decidir isso, se tivesse como estaria bilionário e não aqui kkkk) e dentro das classes pesos iguais nos ativo.
Bom, é isso minha gente. Lembrando que não é uma regra escrita em pedra, pode estar completamente equivocada e posso mudar de ideia. O intuito foi apenas ajudar a quem precise.
Bom final de semana.