Ontem fui no shopping, pois precisava comprar uma calça jeans.
Fui primeiro em uma loja que eu já havia comprado algumas roupas antes. Quem me atendeu foi inclusive a mesma vendedora. Ela foi bem simpática e atenciosa como da ultima vez que fui atendido por ela. Experimentei algumas calças jeans no vestuário, porem achei que nenhuma ficou boa.
Até aqui nada de demais e tudo normal, certo? O esperado era eu agradecer, dizer que não levaria nenhuma e sair para procurar em outra loja, porem minha atitude não foi esta.
Eu na verdade escolhi uma calça e pedi para "reserva-la", pois voltaria no dia anterior (hoje) para leva-la. Fiquei com vergonha (ou sei lá o nome que dá a isto) em dizer que não gostei de nenhuma.
Depois que sai da loja eu também fiquei com vergonha de ir direto na outra loja concorrente que ficava ao lado deles. Então decidi dar uma volta no shopping e depois ir na loja ao lado pelo outro lado, sem passar em frente a loja anterior.
Chegando na outra loja a atendente não era igual a outra, ela era meio que "foda-se", apenas me indicou onde ficavam as calças jeans e eu escolhi e experimentei. Gostei de uma e comprei. E pronto, acabou minha história.
Ou seja: Fiquei com vergonha do que a vendedora da primeira loja iria achar de mim. Não tive coragem de dizer que não gostei das calças e ainda fiquei com vergonha de ir direto na outra loja ao lado.
Eu percebi que este tipo de atitude minha é comum e já está naturalizado em mim. Inclusive eu tive que fazer um esforço para perceber que algo não estava normal ou correto no meu modo de agir, de tanto que isto está enraizado em mim.
Já fiz o primeiro passo que foi perceber isto, agora estou escrevendo este tópico para ajudar a enraizar este entendimento em minha consciência.